18 janeiro 2021

The Broken Miracle (part one) - J.D. Netto

Como algo tão bom como um milagre pode ser tão quebrado?

Essas são as palavras do próprio autor, Jorge Netto, durante uma live e que resume bem a questão principal do livro The Broken Miracle – Parte Um (O Milagre Quebrado, em tradução livre).


Como pode, então?


Paul Cardall é um renomado pianista que nasceu com a rara condição de hipoplasia do coração: apenas um de seus ventrículos é funcional. A doença sobrecarrega o coração e a taxa de mortalidade é altíssima – a maioria não atinge a maioridade. Além dos diversos sintomas e limitações, a pessoa ainda tem que aguentar as cirurgias de risco necessárias para a “manutenção” do órgão.


O fato de Paul ter não apenas ter chegado à vida adulta, mas ter alcançado quase meio século de vida é um enorme milagre. Um muito desgastante de manter... Passou por uma cirurgia de peito aberto com menos de um dia de vida! Enfrentou uma infecção no coração duas vezes, procedimentos para manter seu coração trabalhando e, enfim, um transplante em 2009.


Nunca vi um título ressoar tanto a história. Paul é um milagre do primeiro minuto de sua vida até então. E com muita delicadeza, Netto reconstrói sua história através de diários pessoais e notas do pianista, construindo uma obra única que une ficção e realidade em uma teia primorosa que me fez derramar várias lágrimas durante a leitura e me levou a uma intensa reflexão ao seu fim.


Não conhecia Paul antes de ter tido a oportunidade de ler essa cópia adiantada do livro, mas logo nas primeiras páginas fiquei tão intrigada com o que lia que comecei a pesquisar mais sobre ele e a ouvir suas músicas. Creio ter sido uma escolha a dedo do autor que culminou num projeto de sucesso: J.D. conseguiu passar no livro, de alguma maneira, toda a suavidade e profundidade que encontrei nas músicas de Paul.


A narrativa é prazerosa e envolvente, e explora os mais profundos sentimentos do pianista no decorrer de sua vida, principalmente dos momentos mais difíceis que precisou enfrentar junto a sua família. E mesmo assim, conseguiu a proeza em não resultar numa leitura pesada – na verdade, é bem o contrário. A esperança e fé, tanto do autor quanto do sujeito, estão presentes em cada linha, transformando  


É sem dúvida nenhuma um livro inspirador para uma história incrível.


The Broken Miracle (part one) estará disponível na Amazon a partir do dia 2 de fevereiro.

Adquira já: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Lembre-se sempre da educação!