24 janeiro 2021

Audiobook é leitura?

    Recentemente eu levantei um questionamento lá no instagram: audiobook é leitura de verdade? Perguntei quem tem costume de ouvir audiobook, se consideram como um formato válido de leitura e porque leem ou deixam de ler esse tipo de mídia.

    Para refletirmos sobre isso, trouxe um conteúdo muito bacana que vi no instagram @reann.reads, com alguns pontos interessantes para refletirmos mais a fundo sobre os audiobooks no geral.

    EU, particularmente, não consigo me concentrar com eles, mas considerando que nosso primeiro contato com a leitura é através da história oral (lembram de professores e dos pais lendo para você?) e que para muitos é o único formato de acesso às histórias, acredito que quanto maia espaço essa mídia ganhar, melhor!
Você sabia que nossos cérebro não possui uma área específica para leitura?
QUEM ESTÁ OUVINDO?
    As vendas de audiobook cresceram 37% em 2018. Metade dos norte-americanos acima de 12 anos ouviram pelo menos um audiobook no ultimo ano, independente de etnia ou gênero. 55% dos ouvintes são abaixo de 45 anos.
Comparado há 10 anos atrás, é um enorme aumento!

ONDE ESTÁ A PROVA?
    Pesquisadores da UC Berkeley escanearam os cérebros de participantes enquanto eles liam ou ouviam a histórias. O resultado? As histórias estimularam as mesmas áreas cognitivas e emocionais do cérebro, independente do meio. Lembre-se, os seres humanos têm compartilhado informações oralmente por dezenas de milhares de anos, enquanto a escrita surgiu cerca de 6 mil anos atrás e a impressão por apenas 600 anos.
Ouvir, e não ler, é para o que nossos cérebros foram designados.

AUDIOBOOK E CAPACITISMO
    Impor que a “leitura correta” apenas ocorre quando se lê palavras impressas exclui: pessoas com deficiência visual, disléxicos, quem não pode segurar um livro, entre outros.
A palavra escrita é mais inacessível que você possa imaginar.

AUDIOBOOK E OPORTUNIDADE
    Em uma sociedade desenhada para otimizar cada segundo, audiobooks oferecem uma forma de ler histórias quando você não tem o luxo do tempo. Audiobooks não estão lá para “leitores preguiçosos”, mas para aqueles que querem ler MAIS.
Eles adicionam literatura em momentos que, de outra forma, não haveria.

AUDIOBOOKS E AMAZON
    Amazon já domina cerca de 50% de todas as vendas de livros físicos e mais de 80% das vendas de ebooks, e a Audible está quase batendo essas estatísticas.

Outras plataformas que você pode apoiar:
Scribd
libro.fm
AudiobooksNow
Nook Audiobooks
Downpour

FONTES ÚTEIS

techwiser.com - audible alternatives
time - are audiobooks as good for you as reading?
the new your times - is listening to a book the same thing as reading it?
lithub - audiobooksare not lesser version of reading
the baffler - successfull people listen to audiobooks
publisher weekly - consumer use of audiobooks continues to rise
discover magazine - audiobooks or reading? to our brain it doesn’t matter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou? Lembre-se sempre da educação!