12 janeiro 2018

Jornada MLV | TBR #TeamArcania


Se tem uma coisa que eu não resisto é uma maratona literária. Até tento não participar - juro, tem época que simplesmente não tem como, mas eu vou em frente mesmo que for para flopar. E há maratonas com as quais eu posso sempre contar, que são as maratonas sazonais do Victor Almeida, canal Geek Freak. A primeira maratona do ano que iremos (eu e a Dani) participar esse ano é a Maratona Literária de Verão, versão "Jornada" (tipo a do herói em livros fantásticos sabe?), e Dani e eu acabamos escolhendo a mesma equipe para participar.

A partir dos próximos parágrafos a Dani vai explicar certinho quando começa e os horários, mas caso ainda reste alguma dúvida, deixarei o vídeo do Victor no final da postagem que tem mais detalhes, okay?
Junto ao desenrolar do verão, o Victor Almeida (do Geek Freak) organizou mais uma Maratona Literária de Verão com o intuito de motivar-nos a acelerar nosso ritmo de leitura nesse comecinho de ano. Mesmo que nem sempre o objetivo seja alcançado (sério, tenho histórico de fracassos em maratonas por fugir completamente aos desafios, ignorar minha TBR ou contrair a temível ressaca literária ainda nos primeiros dias. Já está na hora de inventarem uma vacina anti-ressaca para essas ocasiões), o que importa é a adrenalina ao tentar cumprir seus desafios e a oportunidade de conhecer pessoas tão apaixonadas pela leitura (e tão desesperadas com a maratona) quanto você.

A Jornada MLV iniciará dia 13 de janeiro às 00:00 e, a parte dos outros anos, não haverá uma competição entre equipes. A paz mundial em tempos de crise não quer dizer, todavia, que os times foram abolidos. Este ano, além da mudança do nome, nós, os participantes, devemos escolher a qual reino pertencemos: Arcania, onde moram os seres ligados à magia, ou Galtero, onde moram os vikings.

Esta que vos fala, com seus ossos de pássaro e sua coordenação descoordenada é moradora de Arcania (seria essa a minha chance de provar que sou filha de Poseidon e controlar a água, ou desaparatar e ratificar que não pertenço ao mundo dos trouxas?).
Um cachorro não muito revolucionário
Dito isso, vale lembrar que cada reino é composto por quatro cidades (e cada cidade representa um desafio, direcionando o participante às suas escolhas), um rei e uma rainha. Sendo assim, há 6 desafios propostos para a jornada que se encerrará dia 27 de janeiro, sendo eles:

1. Ler um livro que você deveria ter lido em 2017.
Escolha da Dani: "O Mundo de Sofiia", escrito por Jostein Gaarder
Escolha da Maria: "Para Todos os Garotos Que Já Amei", escrito por Jenny Han

2. Ler um livro com hype antigo (que já fez sucesso há muito tempo)
Dani: "Revolução dos Bichos", por George Orwell.
Maria: "Quem É Você Alaska?", por John Green. Eu só li dois livros do verdinho e estou curiosa para conhecer um pouco mais da escrita dele.

3. Ler um livro nacional da atualidade (que foi publicado nos últimos 5 anos)
Dani: A princípio, eu escolhi "Clarice", vez que essa coletânea foi publicada em 2016. Mas, para o bem do povo e a felicidade geral da nação, lerei também "Azul da cor do mar", escrito pela Marina Carvalho e publicado há quase quatro anos.
Maria: "Belleville", do Felipe Colbert. Eu estava na dúvida se lia esse ou "Até Eu Te Encontrar" da Graciela Mayrink, resolvi por enquete nas redes sociais e estou contente com a escolhe.

4. Ler um livro de um autor que você nunca leu antes.
Dani: "Mayombe", por Pepetela.
Maria: "O Conto da Aia", por Margaret Atwood.

Favor do Rei: Ler um conto.
Dani: Acabei separando dois curtinhos para a TBR: "Esaú e Jacó" e "Iaiá Garcia", ambos por Machado de Assis.
Maria: "Coisas Frágeis 2", por Neil Gaiman. Sim, eu sei, parece que estou lendo essa duologia há meses e realmente, estou. Como é cheio de contos, eu leio aos poucos quando estou afim.

Favor da Rainha: Ler um livro com protagonista feminina.
Dani: O mundo de Sofia (de novo!)
Maria: "The Kiss of Deception"

Se você ainda não se juntou a nós, leitores vorazes e desesperados, inscreva-se aqui; espero esbarrar com vocês pelas esquinas de Arcania, enquanto pratico magia e aplaudo o pôr do sol. E que comecem os jogos!


Um comentário:

  1. Achei que não ia dar, mas vai sim! Vou participar. Já estou pensando nos meus livros para participar. O primeiro, terceiro e quarto já até sei o que ler haha Favor da rainha vai ser fácil.

    ResponderExcluir