02 setembro 2016

Esta É Uma História de Amor - Jessica Thompson

EU LI UM LIVRO! Apesar da minha ressaca literária que me assola há meses (sério, alguém tem algum cházinho milagroso ai?) eu li um livro inteirinho e demorei só cinco dias e não semanas como andava acontecendo. Estou muito orgulhosa de mim mesma por ter conseguido essa proeza, mesmo tendo desanimado de vez em quando na leitura.

Mas vamos falar do livro. Sienna está focada demais na sua vida profissional para querer qualquer coisa série com alguém, sem contar seus prolemas pessoais. Nick acabou de ter seu coração partido de uma terrível maneira pela sua ex-namorada e está decidido a passar um tempo solteiro curtindo a vida. Nenhum dos dois esperava que fossem acabar se apaixonando um pelo outro, mas isso acaba acontecendo. Entretanto, sem saber, os dois decidem que não querem estragar a grande amizade que se forma entre eles quando passam a trabalhar juntos e, mesmo difícil, conseguem manter-se fiéis à promessa feita em silêncio. E então acompanhamos a amizade e desencontros desses dois que querem muito ficar juntos - basta só o destino deixar.
"Há uma pequena Julieta dentro de mim, esperançosa por encontrar o olhar do meu Romeu do outro lado de um tanque de peixes ou por entre o vão de uma estante de biblioteca."
Está É Uma História de Amor é um livro leve, descontraído e uma graça de se ler. E como é escrito pelo ponto de vista dos dois personagens, é bem claro o desenvolvimento de cada um e da amizade que se cria entre os dois, além de mostrar bem suas vidas pessoais, seus pensamentos e personalidades. O livro é bem equilibrado na parte das descrições; enquanto ele não perde tempo nos acontecimentos superficiais, comendo vários dias sem precisar aborda-los um por um, nos momentos mais importantes descreve-se bem os sentimentos do personagem e como ele reage a situação em questão. Gostei bastante disso, pois não deixa um livro parado nem cansativo de se ler.

Quanto aos personagens, eu gostei muito de Sienna, acho que por ter rolado uma identificação com ela. Ela é otimista com relação ao mundo, quer ajudar as pessoas e ama seus amigos e o pai mais que tudo no mundo. Ela se esforça bastante e ao mesmo tempo em que é realista, quer desesperadamente incentivo para ser uma sonhadora. Eu comecei não gostando muito de Nick, mas rapidamente ele foi subindo no meu conceito conforme eu o conhecia melhor e via que, "opa, ele não é babaca".
"Nunca me senti assim. Não consigo imaginar nada que eu queira mais do que tê-la ao meu lado todo dia. Isso me assusta."
A amizade que se forma entre os dois é lindas e, honestamente, de se dar inveja (com ou sem a paixão que ambos nutrem em segredo). Eles se dão apoio incondicional, são honestos um com o outro, e extremamente leais. Um quer ver o outro feliz, não importa se não estão juntos, são capazes de abrir mão de si mesmos para que essa felicidade seja alcançada. 

Admito que é agoniante ver os dois se desencontrando, bem ao estilo Simplesmente Acontece, mas bem diferente na narrativa. Uma coisa que também me deixou feliz na leitura é que é um romance mais adulto, não que seja erótico, nada disso, mas por ser mais maduro e não se tratar dos dramas adolescentes. Foi uma boa mudança de ares do estilo de livros que eu andava lendo.

Título Original: This Is A Love Story
Título Brasileiro: Esta É Uma História de Amor
Autor(a): Jessica Thompson
Editora: Novo Conceito
Páginas: 400
Ano: 2014
Sinopse: Um rapaz conhece uma menina e a menina se apaixona pelo rapaz – até aí, nenhuma novidade. Mas, com Sienna e Nick, as coisas não acontecem do jeito que costumam acontecer nas histórias de amor. Tudo bem que ela o achou superparecido com o Jake Gyllenhaal, seu ator preferido. E ele teve o maior frio na barriga quando viu aqueles lindos olhos azuis-escuros no metrô. Nada disso importa quando a gente está fechado para balanço. Ela é frágil... Tem tantos segredos. E ele não está a fim de nada sério. Engraçada e ao mesmo tempo triste, esta é a história de duas pessoas destinadas a não ficarem juntas... mesmo sendo a coisa que elas mais querem no mundo.
Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário