21 junho 2016

Para Todos Os Garotos Que Já Amei - Jenny Han

Lara Jean não escreve cartas de amor. Suas cartas são uma forma de exorcisar seus sentimentos, mesmo que os destinatários nunca as recebam. Entretanto, após um acontecimento curioso - acidente ou sabotagem? -, todas as suas cartas de não-amor são enviadas: inclusive para Josh, seu vizinho e namorado de sua irmã.
 Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.
Procurando uma forma de negar que aqueles sentimentos ainda existam, Lara Jean acaba protagonizando um beijo de cinema em meio ao corredor de sua escola com ninguém menos que Peter Kavinsky, o garoto que ganhou seu primeiro beijo e ex-namorado do pesadelo da escola (além de típico popular).
Não quero mais ter medo. Quero ser corajosa. Quero… que a vida comece a acontecer. Quero me apaixonar e quero que um garoto se apaixone por mim.
Por motivos diferentes, Peter e Lara Jean concordam em fingir namorar, sem imaginarem que de um falso relacionamento nascerão sentimentos verdadeiros.
"Para Todos Os Garotos Que Já Amei" não é um romance surpreendente, mas encanta o leitor por sua simplicidade e suavidade. A escrita de Jenny Han é fluída, engraçada e nos remete a primeiros amores e à adolescência. 
É assustador quando é real. Quando não é só na sua imaginação, mas, tipo, ter uma pessoa de verdade na sua frente, com, sei lá, expectativas. E vontades.
Sendo o primeiro livro de uma duologia, é excelente para passar o tempo e viajar para a melhor época de sua vida, conforme acompanhamos a trajetória da primeira história de amor de Lara Jean. Possuindo um final frustrante - admito -, o leitor será impulsionado a iniciar a leitura do segundo livro no mesmo instante, querendo descobrir se há ou não um final feliz para a garota que tem medo de ter o coração partido.

Assim como segurar mãos, "Para Todos Os Garotos Que Já Amei" é doce e eletrizante ao mesmo tempo, fazendo o leitor sorrir abobalhadamente até sua última página.

Título Original: To all the boys I've loved before
Título Brasileiro: Para todos os garotos que já amei
Autor(a): Jenny Han
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 320
Sinopse: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Avaliação: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário