25 junho 2016

FILME | Como eu era antes de você.


Há três anos, a Editora Intrínseca publicou o romance "Como eu era antes de você", escrito por Jojo Moyes e responsável por conquistar grande parte dos fãs da autora. Em junho de 2016, o livro finalmente ganhou uma adaptação capaz de capturar a essência dos personagens e emocionar praticamente todo o público.

Como vocês puderam ver pela resenha da Maria (clique aqui), o romance conta a história de Will Traynor, um homem acostumado a viver intensamente que sofre um acidente e torna-se tetraplégico; e Louisa Clark, a típica mulher do interior que se contenta com gestos pequenos. 

No filme, Will é interpretado por Sam Claflin - sim! O Finnick de Jogos Vorazes! -, o qual foi capaz de trazer à tela não somente seu sotaque britânico, mas também a amargura e sensação de impotência do protagonista. Em contrapartida, Emilia Clarke - também conhecida por sua atuação em Game of Thrones - conseguiu quebrar quaisquer traços de suas atuações anteriores e dar vida à Louisa idealizada pela grande maioria dos #JojoLovers: espontânea, desastrada e cativante.

A propósito, a história gira em torno de um homem que não sabe - e não quer - reaprender a viver e Louisa é a encarregada de animá-lo e mostrar a ele que a vida ainda pode ser boa. No entanto, com o passar das horas, descobrimos que, na verdade, Will aceitou sua condição ao mesmo tempo em que desistiu por completo de si mesmo, sendo Louisa a última esperança de sua família para um possível recomeço. 


É claro que adaptações nem sempre conseguem mostrar todas as cenas presentes no livro, e esta não foi exceção. Talvez pela falta de tempo (duas horas é muito pouco para quase 400 páginas!), cenas essenciais quanto ao aprofundamento da relação construída entre Will e Lou foram cortadas. Isso não prejudicou o romance, é claro, mas fez com que o filme fosse dois tons mais leve que o livro e que seu romance fosse levemente mais superficial.

A aproximação entre Louisa e Will também ocorreu de forma mais rápida e o grande foco do filme não foi o drama, mas a comédia e o romance. Diversos foram os momentos em que o cinema irrompeu em gargalhadas e aplausos para as tiradas irônicas de Traynor. 

Por fim, seria impossível não dedicar um parágrafo à trilha sonora MARAVILHOSA dessa adaptação! Com músicas repletas de bagagem emocional como Unsteady, leves como Not Today e românticas como Photograph, o timing e as cenas onde foram introduzidas contribuíram para que uma lágrima ou outra escorressem pelo rosto de quem vos fala (e provocasse soluços nos demais!)

Tão encantador quanto o livro, o filme "Como eu era antes de você" fará com que você reuna lencinhos e chocolate em sua última cena. Com trama e personagens fiéis ao livro, esta poderia facilmente ser classificada como uma adaptação que não desapontou aos fãs, vez que todos os elementos que nos levaram a amar a história original estão presentes em uma hora e cinquenta minutos de filme.



Avaliação:


Ficha Técnica:

Título Original: Me Before You
Título Brasileiro: Como eu era antes de você
Direção: Thea Sharrock
Ano: 2016
Duração: 110 minutos.
Elenco: Emilia Clarke, Sam Claflin, Janet McTeer
Sinopse: Rico e bem sucedido, Will (Sam Claflin) leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até ser atingido por uma moto, ao atravessar a rua em um dia chuvoso. O acidente o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). É neste contexto que Louisa Clark (Emilia Clarke) é contratada para cuidar de Will. De origem modesta, com dificuldades financeiras e sem grandes aspirações na vida, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito de Will e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele.

Trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário