25 novembro 2015

Como se Apaixonar - Cecelia Ahern

SKOOB 
Título Original: How To Fall In Love
Título Brasileiro: Como Se Apaixonar
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 352
Sinopse: Depois de não conseguir evitar que um homem acabasse com a própria vida, Christine passa a refletir sobre o quanto é importante ser feliz. Por isso, ela desiste de seu casamento sem amor e aplica as técnicas aprendidas em livros de autoajuda para viver melhor. Adam não está em um momento muito bom, e a única saída que ele encontra para a solução de seus problemas é acabar com sua vida. Mas, para a sorte de Adam, Christine aparece para transformar sua existência, ou pelo menos tentar ajudá-lo. Ela tem duas semanas para fazer com que Adam reveja seus conceitos de felicidade. Será que ele vai voltar a se apaixonar pela própria vida?

Já disse aqui no blog que eu adoro os livros da Cecelia, a maneira que ela escreve, o universo que ela cria, as situações e personagens com os quais você se identifica (mesmo que o livro possua aquela dose de magia). Nenhum dos que eu li até agora me decepcionou e Como Se Apaixonar manteve meu amor pela autora.

Como Se Apaixonar segue o caminho de duas pessoas perdidas em suas próprias vidas. Os dois lidam de maneiras bem diferentes as pressões e decepções da vida: Christine passa a seguir as instruções de livros de auto-ajuda e Adam resolve que a melhor maneira é simplesmente parar de viver. Mas, por um jogo do acaso, seus caminhos acabam se cruzando e suas vidas mudando.
"- Dê para mim uma chance de mostrar a você que, embora essa possa parecer a única opção, há muitas outras."
Por maiores que sejam as dificuldades, Christine não acredita que o suicídio seja uma opção e tenta a todo custo ajudar Adam. Dedica vinte e quatro horas de seu tempo nas próximas duas semanas para tentar fazê-lo se apaixonar novamente pela vida e a tentar resolver seus problemas para diminuir seu sofrimento. Enquanto isso, ela mesma tem que lidar com as consequências de suas escolhas em busca de uma vida mais feliz, o que inclui ter que aguentar o ex-marido que não aceitou bem o término atrapalhar sua vida (pelo amor de deus, esse homem precisa de terapia, que cara horrível!).

É um livro extremamente relacionável. Quem nunca se sentiu perdido em sua vida, sem rumo e se perguntando se está onde gostaria estar? Quem nunca se sentiu oprimido e sem saber o que fazer de maneira tão desesperada que joga tudo para o ar? Através das páginas, Cecelia apresentou personagens reais com problemas reais que tentam - aos tropeços - encontrar seu eixo. 
"Precisava de um bom livro que me consertaria tudo; Como deixar absolutamente tudo bem de novo, um guia simples passo a passo para remendar corações, limpar consciências e fazer todo mundo esquecer."
Há drama, mas também há esperança de que tudo ficará bem e que às vezes precisamos nos olhar no espelho e reconhecer de que precisamos de ajuda; e que as vezes uma mudança completa pode ser aterrorizante, mas o necessário para reencontramos nosso caminho. Às vezes precisamos nos perder para nos encontrar.

Eu amei o livro. Acho que é um dos meus favoritos que já li dela até agora. A forma como ela desenvolveu a história e os personagens, a escrita envolvente. Eu chorei, ri e me apaixonei no decorrer das páginas. 
"Você foi o meu guia da felicidade maravilhosamente original e sob medida. Você me mostrou que fazer coisas simples é tudo o que precisamos, desde que façamos isso com alguém que quer estar conosco."
Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário