24 agosto 2015

Eve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate

Título Original: Eve and Adam
Título Brasileiro: Eve & Adam
Autor: Michael Grant e Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 272
SKOOB
Sinopse: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.

Comecei a ler Eve & Adam em busca de um livro rápido, divertido e levinho de ler, e apesar de não ser um livro muito surpreendente, ele cumpriu com minhas expectativas muito bem e me entreteve na leitura. Esperava que fosse um pouco mais engraçado e menos sci-fi, mas não foi algo que atrapalhou minha leitura ou algo assim.

Eve é uma geneticista super foda, a Terra Spiker, porém a vida da mãe dela é basicamente o laboratório onde trabalha/manda. Elas não tem um relacionamento lá muito bom, especialmente depois que o pai de Eve morreu anos atrás. Então Eve sofre um grave acidente de carro e é levada ao complexo Spiker - um lugar imenso que é uma mistura de laboratório, escritório e dormitório - para ser cuidada sob os olhos de sua mãe. Só que seu processo de cura é extremamente acelerado, o que a faz desconfiar do que Terra faz ali de verdade. Enquanto se recupera, Terra da à filha um trabalho ali na Spiker: testar um software que manipula os genes humanos para criar um ser perfeito. Desde a aparência até algumas características psicológicas. O que parecia ser apenas um passatempo inofensivo passa a ser algo perigoso quando Solo, um funcionário da empresa, revela a ela alguns segredos obscuros da Spiker.
"Terra Spiker está armando alguma. E ainda não sei exatamente o que é.
Mas vou descobrir." 
Como eu disse, é um livro gostosinho de ler, uma vez que você comece sem muitas expectativas. Imaginei que seria algo mais voltado para o humor, com a Eve lidando com o homem perfeito, as consequências de sua criação e algo assim. Eu não esperava que fossem abordar mais a fundo a empresa e o "complexo de Deus" dos cientistas, embora tenha sido uma reviravolta bem vinda exatamente por isso.

O que acontece é que o livro é curto. São 267 páginas de história para desenvolver as personagens, as tramas e as mini-tramas. Achei que ficou superficial e corrido, tudo acontecendo como um dominó. É ruim quando um livro é assim, pois parece que o enredo é forçado, quando na verdade só faltou mais páginas para que fosse melhor desenvolvido. E também me dificultou gostar das personagens. Achei que foram mal construídos, ou talvez fosse o tempo, ou simplesmente alguns deles são bizarros mesmo, não sei dizer.
"Dê ao homem um cérebro inteligente o suficiente para dar nomes aos animais, um cérebro útil e produtivo, e você começa a entender a história toda do fruto proibido."
Eve&Adam parece que é o primeiro volume de uma série, pelo menos é o que indica o skoob e o goodreads, está escrito nos dois Eve&Adam #1. Tem também um prequel chamado Love Sucks and Then You Die (O Amor é Uma Droga e Então Você Morre, em tradução livre), novamente é o ponto de vista de Eve, após um baile de escola desastroso.

Apesar dos pesares, o livro me entreteve o suficiente, desde que eu não comece a pensar demais ficará tudo bem. =P

Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário