30 junho 2015

Lagoena: O Portal dos Desejos - Laísa Couto

Título: Lagoena: O Portal dos Desejos
Autor: Laísa Couto
Ano: 2014
Editora: Editora Draco
Páginas: 272
Sinopse: Rheita é órfã de mãe e a única neta de um joalheiro falido. Por mais que seu avô tente, os esforços para isolar essa garota de 10 anos do mundo e esconder sua verdadeira identidade são inúteis. Inteligente e esperta, a curiosidade da garota leva-a a uma descoberta no antigo quarto da mãe. Encontra a metade de um mapa mágico, mas qual seria a relação disso com o desaparecimento de seu pai? Quando Kiel, o filho gago do sapateiro, faz revelações incríveis a Rheita, juntos partem para uma aventura repleta de segredos ainda maiores, rumo a um outro mundo, Lagoena, a Terra Secreta que corre grande risco de não mais existir. A menina deverá salvar esse lugar mágico, protegendo o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado, enquanto segue o maior desejo de seu coração: encontrar o pai que nunca conheceu.

Recebi Lagoena: O Portal dos Desejos através de um book tour organizado pela autora e devo dizer que me senti muito sortuda em ter participado. Com uma leitura suave, a narrativa me levou pelas terras da nostalgia enquanto acompanhava as aventuras de Rheita e Kiel por Lagoena.

Rheita tem 10 anos e mora isolada dentro de casa com seu avô, sonhando com o pai que nunca conheceu. Certo dia, no antigo quarto de sua mãe, ela encontra um estranho pergaminho que contém metade de um mapa. Não demora muito para que a menina descubra que o que o mapa esconde atrai a atenção de pessoas muito ruins e que algo precisa ser feito para evitar que o mapa caia em mãos erradas.
"Uma grande lua sombreou o lago com sua luz pálida, e Élefha fulgurou feito uma estrela. Rheita não se lembrava de jamais ter visto algo tão belo em Lagoena."
Com muita coragem e inteligência, Rheita e Kiel - seu novo amigo e valioso companheiro - decidem proteger o mapa e aquilo que ele esconde. Os dois saem em uma incrível e mágica aventura em um outro mundo, pelas terras de Lagoena.

Foi uma experiência deliciosa ler Lagoena. Escrito em terceira pessoa, Lagona é um mundo mágico, com seres diferentes e mitológicos, que Rheita e Kiel desbravam conforme seguem o mapa, encontrando tanto amigos quanto inimigos em seu caminho. É uma aventura dinâmica, cheia de surpresas, enigmas e amizade, que me remete brevemente à Harry Potter, Senhor dos Anéis e Nárnia (e a experiência de leitura é tão boa quanto os três clássicos citados).

Além de um enredo que devorei em poucos dias, Laísa ainda me maravilhou com a escrita poética e fluída no livro em uma leitura gostosa e sonora que me cativou do começo ao fim. Logo nas primeiras páginas do livro ainda temos o mapa (desenhado pela autora) para intensificar a experiência, ficou muito fácil visualizar toda a peregrinação dos dois amigos e até mesmo de entender o espaço em que se encontravam. E a edição é simplesmente linda. Amei a capa, a adição do mapa e da arte nas bordas das páginas. <3
"Nunca deseje o que por destino não pode ter. Tal desejo infecta a alma e traz consequências que o futuro não pode prever."
 Avaliação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário