08 novembro 2014

A Última Nota - Lu Piras, Felipe Colbert

Título: A Última Nota
Autor(a): Lu Piras e Felipe Colbert
Ano: 2012
Editora: Novo Século
Páginas: 260
Sinopse: Quando Alícia Mastropoulos se apresenta pela primeira vez como a principal violinista na Orquestra de sua Universidade, ela não tem ideia dos acontecimentos que este fato desencadeará. Decidida a tocar uma composição inédita deixada por seu falecido avô em vez da música programada, ela se emociona e erra a última nota, mas ninguém parece perceber. No dia seguinte, recebe a notícia que um jovem desconhecido é encontrado no coreto próximo ao local da apresentação e levado para um hospital. Quando acorda, ele não se lembra de nada, apenas chama pelo nome dela. Ele, o belo e misterioso rapaz de olhos azuis, é exatamente o que Alícia precisa evitar. Porém, a aproximação entre os dois se torna inevitável quando ela descobre que sua avó, Cecília, tomando conhecimento do caso, hospedou-o e ainda lhe deu o nome de Sebastian. Preocupada, Alícia pede que sua avó o afaste de casa, antes que a situação traga problemas para sua família e para o seu namoro com Theo. Percebendo a relutância da avó e incomodada com a proximidade cada vez maior de Sebastian, Alícia decide apressar o noivado com Theo, para a satisfação de seus pais, que veem com bons olhos um casamento entre duas famílias tradicionais gregas. Só que, aos poucos, ela começa a descobrir uma intensa atração pelo rapaz desconhecido, que a levará a entender, enfim, o mistério que o envolve, a resgatar histórias do passado e a tomar importantes decisões para o futuro.
SKOOB


Eu queria ler A Última Nota já há um bom tempinho, então, sendo linda como sempre, a Danie do blog Um Livro&Eu me presenteou-o em meu aniversário! É uma vergonha eu ter demorado tanto tempo para ler esse livro, admito, mas quando finalmente o tive em mãos e iniciei a leitura, foi rápida (ou o mais rápido possível entre os deveres da faculdade) e prazerosa.



A Última Nota me surpreendeu em sua suavidade. Quando olhava a capa e lia a sinopse, não sei porque, me vinha a impressão de que seria um livro de drama, do tipo que me faria chorar horrores, angustiante e etc, mas acabou que é um livro tranquilo de ler e divertido. Tem seus momentos de drama e tensão - não poderia faltar sendo um romance - mas a maior parte é gostosa e leve de ser ler.
"Às vezes eu me indagava se ele estava me namorando ou se namorava a si mesmo e eu era apenas sua amante."
Alicia é uma jovem que vem de uma família tradicional grega no Rio de Janeiro. Ela tem respeito por sua cultura, mas seus pais são muito conservadores e ela gostaria de trilhar o seu próprio caminho, de preferência no mundo da música, que tanto ama. Ela sempre foi meio submissa à vontade dos pais, o único prazer de verdade é o estudo da música, dom que herdou de seu avô paterno.

Então, um jovem sem nome e memória alguma aparece em sua vida, e sua avó para seu desgosto o acolhe em casa. Com a convivência forçada, Alicia acaba se sentindo atraída pelo belo rapaz e teme que isso abale seu futuro traçado pelos pais. Ao mesmo tempo, Alicia embarca em uma busca por si mesma e suas vontades, fazendo descobertas sobre o passado de sua família e sobre o poder da música.

A Última Nota, além de se tratar sobre a auto-descoberta e a busca por seus sonhos, é também sobre por a alma naquilo que você ama - no caso de Alícia, a música. A dedicação e a paixão naquilo que você faz transforma o resultado, é quase mágico, transcendental. Adorei como abordaram isso, de uma maneira mágica mas não sobrenatural, com um leve toque de conto de fadas moderno.
"- A vocação e a magia são filhas da perseverança. Quando você toca, você faz música. Quando você acredita, você faz mágica."
Uma coisa que me incomodou na leitura foram as páginas finais, não por seus acontecimentos, mas por terem sido muito rápidas. Um monte de coisa acontecendo ao mesmo tempo, achei que ficou um pouco superficial, apressado. Em compensação, a cena final foi muito fofa. *-*

Avaliação: