19 agosto 2014

Garota Exemplar - Gillian Flynn

Título Original: Gone Girl
Título Brasileiro: Garota Exemplar
Autor (a): Gillian Flynn
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 446
Sinopse: Amy Dunne desapareceu. No dia de seu quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick, encontra a casa revirada e nem sinal da esposa. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick imediatamente chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, Nick parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal.
(Sinopse retirada do livro)
 
Skoob
 
Quando vi propagandas a respeito desse livro, fiquei um pouco desconfiada por ser suspense policial, um tema que me deixa um tanto quanto aflita lendo, por querer saber logo a verdade de tudo o que esta acontecendo por trás de tantas mentiras. Com o ponto de vista alternando entre o casal Amy e Nick, o leitor já poderá ir formando um pensamento, e começará a pensar em qual dos dois lados ele decidirá ficar.

Garota Exemplar, é um belíssimo livro, com uma escrita empolgante e que lhe prenderá até o final da história. Com uma história que pode ser considerada clichê por muitos leitores, aquela velha história de "mulher desaparece, marido culpado ou inocente?", o livro consegue surpreender após o começo um tanto "parado", revelando segredos e verdades escondidas, que o leitor nem imaginaria.

"As pessoas querem acreditar que conhecem as outras. Pais querem acreditar que conhecem seus filhos. Esposas querem acreditar que conhecem os maridos." Pág. 106.

Os personagens são fortes e cativantes, principalmente Amy, que rouba a atenção o livro inteiro, não posso dizer muito ou então vou acabar estragando o livro para muitos, mas Amy foi a personagem que mais me surpreendeu, retirando muitos rótulos que são impostos pela sociedade e até mesmo para a mídia.

Já Nick chega a ser um nada perto de sua mulher, o que sua mulher possui de personalidade forte, ele não consegue cativar tanto quanto ela, mas mesmo ficando para trás, é um personagem com um passado turbulento, que explica o motivo de ser como é, as mentiras correm soltas em suas veias, mas mesmo assim, ele fará de tudo para provar que não matou sua mulher.

"- As pessoas julgando tudo o que você faz sem sequer conhecê-lo. Como você com a foto de celular no parque. Quero dizer, você provavelmente é como eu: foi criado para ser educado. Mas ninguém quer a história de verdade. Eles querem o... Peguei você, Sabe?" Pág. 322.

Outros personagens muito relevantes também aparecem no livro, como os pais de Amy, a irmã de Nick, seu advogado, e outros que realmente adoraria contar para vocês, mas estragaria o livro completamente, cada um deles possui uma personalidade própria, e não parecem robôs criados para estarem ali somente como secundários, apenas de ler algumas cenas já podemos decifrá-los facilmente.

Com uma história simples, mas com um toque a mais e uma escrita elaborada e bem feita, e apesar de o final ter me dado vontade de jogar o livro na parede, Garota Exemplar com certeza está em minha lista de melhores livros já lidos, simplesmente devorei cada página ansiando pela verdade, me sentia presente naquele mundo de um jeito que raramente me sinto. Como sempre digo, se tiverem a chance, leiam e (talvez) não se arrependerão, afinal, onde está Amy Dunne?

E dia 2 de Outubro o filme chegará ao Brasil! Se quiserem dar uma olhada no primeiro trailer: