13 julho 2014

Do Livro Para a Mesa: Cerveja Amanteigada

"Harry bebeu com gosto. Era a coisa mais deliciosa que já provara e parecia aquecer cada pedacinho dele, de dentro para fora."  Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Domingo, final de copa e o que eu e minha prima fazemos enquanto a bola rola? Cerveja Amanteigada, claro! A bebida quente e espumante que Harry e seus amigos conhecem em seu terceiro ano em Hogwarts gera muita curiosidade entre os fãs da saga, e há diversas receitas pela internet ensinando a fazê-la. Decidimos arriscar e escolhemos uma das milhares para testar. E não é que ficou bom?

Escolhemos fazer a receita que apareceu no canal da Capricho, uma versão gelada da bebida que talvez combine mais com o clima quente brasileiro. Vocês podem conferir Paula Buzzo fazendo neste link, mas não se preocupe, iremos ensinar a vocês passo-a-passo como fizemos.

Você vai precisar de:
100 gramas de sorvete de creme fora da geladeira (5 colheres de sopa);
1 colher de sopa de manteiga meio mole (usamos manteiga mesmo, não margarina);
40 ml de acúçar mascavo (mais ou menos 3 colheres de sopa);
1/2 colher de chá raso de canela;
1/2 copo de suco de maçã misturado com 1/2 copo de água com gás.

Modo de fazer:
- Em um recipiente fundo, peneire o açúcar mascavo para que não fique com pedrinhas. Se após peneirar o conteúdo do açúcar mascavo diminuir consideravelmente, acrescente mais uma colher de sopa.
- Adicione a canela e a manteiga e misture até formar um creme. Quanto mais claro e homogêneo melhor.
- Adicione o sorvete e misture novamente. O sorvete tem que ser por último para que não congele a manteiga e assim empelote o creme.
- Reserve no congelador para obter consistência mais cremosa (o tempo varia do congelador e da moleza do creme após misturar. Nós deixamos o creme por volta de 15 minutos).

Montagem:
É agora que a bebida vai ficar parecida com a Cerveja Amanteigada. Em um copo/caneca, misture a água e
o suco de maçã. Não encha até a boca para não faltar espaço para o creme. A seguir, derrame o creme em cima, com cuidado para não misturar com o suco. Sugiro não acrescentar todo o creme de uma vez, para que a camada dele não fique muito grossa, ou quando você for beber não sentirá o suco. Vai acrescentando o creme conforme você bebe. ;)

Avaliação da Receita:
Admito que todos aqui em casa estávamos com o pé atrás com a receita, que nada mais é, na verdade, que uma releitura da verdadeira Cerveja Amanteigada, mas no final nos surpreendemos positivamente. É doce com um fundo cítrico para equilibrar, ficou bem gostoso embora um pouco enjoativo - a caneca que fizemos deu para três pessoas. Não é algo para se beber muito ou todos os dias, mas uma bebida diferente e gostosa em pequenas doses para se fazer ocasionalmente. O que menos agradou, na verdade, foi a gordura da manteiga. Uma dica: o creme que vai por cima também fica muito gostoso com leite quente.

E ai, vocês já fizeram alguma receita dessa em casa? O que acharam?