22 junho 2014

O Mistério da Estrela - Neil Gaiman

Título Original: Stardust
Título Brasileiro: O Mistério da Estrela - Stardust
Autor(a): Neil Gaiman
Ano: 2008
Editora: Rocco
Páginas: 280
Sinopse: Tristan ama a jovem mais bela do vilarejo de Muralha. Para ser correspondido, ele atende aos caprichos da moça e lhe faz uma promessa quase impossível de cumprir. Uma estrela cadente que ambos vêem cair do céu valerá a mão de Vitória em casamento. A determinação de trazer a estrela para o vilarejo fará com que o rapaz burle todas as regras e siga para a Terra Encantada, onde supostamente a estrela está. Todos, não só Tristan, estão em busca daquela que parece guardar a solução para todos os problemas do reino mágico. Acontece que a estrela está triste e sem esperança. O maior desafio do jovem apaixonado, então, será fazer a estrela brilhar novamente.
Skoob

O Mistério da Estrela, segundo livro de Neil Gaiman, chegou em minhas mãos sem que eu estivesse esperando, sendo um presente de uma querida amiga (obrigada, Emily, sua linda <3). Eu já conhecia Neil Gaiman, mas nunca tivera a oportunidade de ler um trabalho seu e, creio eu, O Mistério da Estrela foi uma ótima maneira de começar!

Muralha é um vilarejo cercado - assombrem-se - por altos muros que o separa da Terra Encantada e apenas um portal para o lado mágico. Uma vez a cada nove anos ocorre uma grande feira onde ambos os lados se encontram na campina. É em uma dessas feiras que Dustan Thorn se envolve com uma misteriosa mulher que vende flores de vidros e, nove meses depois, uma criança e enviada a ele através do portal.

O mestiço Tristan cresce, então, na tranquila Muralha e se apaixona por Vitoria, a jovem mais bela do vilarejo, que parece vê-lo apenas como um amigo e olhe lá. Quando os dois vêem uma estrela cadente, Vitória promete se casar com Tristan se ele lhe trazer a tal estrela. Movido pela paixão e ingenuidade, Tristan parte para a Terra Encantada determinado a encontrar a estrela que lhe concederia a mão de Vitória. Ele só não esperava que a estrela fosse, na verdade, não um objeto mas uma obstinada - e difícil - jovem.
"E, inexperiente demais para sentir medo, jovem demais para se deixar assombrar, Thristran Thorn transpôs os campos que conhecemos... e entrou na Terra Encantada."
Viajar pela Terra Encantada pode ser perigoso para aqueles que não conhecem seu território. Entre seres mágicos estranhos e incríveis, piratas que navegam pelas nuvens, criaturas peludas e florestas vivas, Tristan e Yvaine, a estrela, farão preciosos amigos pelo caminho, e também precisarão lidar com inimigos que estão em busca do poder contido no coração de uma estrela.

O livro é curtinho e encantador, parece um Conto de Fadas - imagino se essa foi a intenção do autor. É bem objetivo, mas a leitura é envolvente e bem feita, embora ela não seja uma grande aventura e cheia de ação. A determinação de Tristan e sua coragem ingênua enfrentando um mundo totalmente desconhecido é bem inspirador; a evolução de sua relação com a Yvaine foi algo bem bacana de se ver, de brigas e desavenças crescendo para um respeito mútuo.
"Tristran ficou olhando para as estrelas. E naquele instante elas lhe pareceram bailarinas graciosas e imponentes, que apresentavam uma dança quase infinita em sua complexidade."
Eu fiquei bem contente com o livro, mesmo com o final parecendo uma bola de neve - aquela coisa de tudo acontecendo e se resolvendo nas últimas páginas. Gostaria que tivesse desenvolvido seu final melhor, e abordado um pouco mais sobre a Muralha e o mundo o qual o livro se passa, me deixaram muito curiosa. A narrativa se foca na aventura fantasiosa de Tristan pela Terra Encantada e não conta muito além disso e, eu não sei vocês, mas gosto dos mais pequenos detalhes.

A edição o livro ficou extremamente bem feita! A capa é linda e tem detalhas em dourado que brilham, além de desenhos no início dos capítulos e uma fonte diferente, que combinou bem com a aura mágica do livro. Ele é todo, desde o físico à história, mágico.
"Você é jovem e está apaixonado. - disse Primus - Todo rapaz em sua posição é o rapaz mais infeliz que já existiu."

Avaliação:

O Mistério da Estrela foi adaptado em filme em 2007, contando com as atuações de Robert de Niro, Claire e Michelle Pfeiffer. É uma boa opção para que prefere uma história com mais ação e aventura. Embora faça um tempo desde que assisti o filme, se minha memória não me deixa falhar, foi até uma boa adaptação, a história do livro está lá, só que com mais ação inserida nas cenas.