22 abril 2014

FILME: Noé

Título Original: Noah
Título Brasileiro: Noé
Direção: Darren Aronofsky
Ano: 2014
Duração: 138 minutos
Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Anthony Hopkins, Ray Winstone, Emma Watson, Logan Lerman e Douglas Booth.
Sinopse: Noé vive com a esposa Naameh e os filhos Sem, Cam e Jafé em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém. Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila, que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.
Trailer:

Admito: foi assistir Noé, mais interessada no Logan e na Emma que no filme em si, apesar de ter assistido
aos trailers e ter achado bem legal. Admito novamente: não conheço a história de Noé da bíblia, pelo menos não a fundo. Então não vou entrar nessa discussão que tenho visto por ai das pessoas dizendo que não está "igual ao da bíblia" (até porque nem esperava que tivesse, afinal é um filme comercial e não religioso de fato, e há toda a questão da liberdade artística envolvida).

Acredito que a maioria conheça a história da Arca de Noé e do Dilúvio. Noé recebe a incumbência de construir uma arca para abrigar os animais, pois um dilúvio está a caminho para arrasar a vida do homem e sua má conduta na terra, limpando-a e resgatando a visão do Criador. Não será uma tarefa fácil: ele terá que lidar com milhares de homens que não acham justo ficarem para morrer e enfrentará desavenças dentro de sua própria família.

Acompanhamos toda a trajetória de Noé desde sua infância até o momento que ele encontra terra firme novamente. A responsabilidade por algo tão grande e que cause tantos conflitos tornando-se um fardo em seus ombros, quase o enlouquecendo. Eu achei esse ponto muito interessante e importante, a loucura de Noé. Imagine só, Deus te passa uma tarefa importante e você tem que cumprir, mas, claro, as coisas não são fáceis e só pioram com o tempo, você precisa fazer escolhas difíceis, não quer decepciona-Lo. Nem um pouco de pressão, não é? De deixar qualquer um louco. Também é mostrado como a responsabilidade atinge e afeta cada um e suas escolhas e reações a ela.

Não deixando a desejar na atuação de ninguém, o filme tem uma boa dose de ação, com lutas, suspenses e efeitos visuais de tirar o fôlego. Assisti o filme no IMax e, nossa, coisa de louco, parecia que estava vivenciando tudo aquilo. A cenografia estava incrível, as caracterizações, das roupas aos cabelos, tudo muito bem feito e produzido com evidente esmero.

Achei o filme super bacana e não me decepcionei, surpreendeu-me, na verdade, positivamente. Não achei cansativo, apesar de ser um pouco longo. Adorei ver o Logan e a Emma novamente dividindo a tela, especialmente Emma, ela e Russel foram os responsáveis por uma das cenas mais emocionantes - e lindas- de todo o filme.

INFORMAÇÃO ÚTIL: Estava fuçando na página oficial de Noé no facebook e me deparei com um comentário sobre o filme que decidi apurar. O filme, apesar de ter base bíblica, é baseado em um HQ! Escrita pelo próprio diretor Darren Aronofsky, foi lançada em 2012. O diretor, segundo o site omelete "idealiza Noah desde a adolescência - mais exatamente, desde que ganhou um concurso de poesia aos 13 anos com um poema sobre o fim do mundo visto pelos olhos de Noé. O diretor transformou essa premissa em roteiro de cinema, mas nos últimos anos não conseguiu emplacar o projeto em Hollywood. Daí a ideia de fazer primeiro uma HQ." (Fonte) Quem diria, um roteiro que quase não saiu, é um dos filmes que mais lucrou no Brasil este ano, até então, disputando liderança com Rio 2.

Avaliação: