09 dezembro 2013

Seis Coisas Impossíveis - Fiona Wood

Título Original: Six Impossible Things
Título Brasileiro: Seis Coisas Impossíveis
Autor(a): Fiona Wood
Ano: 2012
Editora:
Páginas
Sinopse: Dan Cereill levou um encontrão da vida: seu pai faliu, assumiu que é gay e separou-se de sua mãe, tudo de uma vez só. Enquanto isso, sua mãe recebeu de herança uma casa tombada pelo patrimônio histórico que cheira a xixi de cachorro, mas que não pode ser reformada... E, agora, Dan está vivendo em uma casa-relíquia que parece um chiqueiro, com uma mãe supertriste e sem conseguir falar com o pai — que ele ama muito. Suas únicas distrações são sua vizinha perfeita, Estelle, e uma lista de coisas impossíveis de fazer, como: 1. Beijar a garota. 2. Arrumar um emprego. 3. Dar uma animada na mãe. 4. Tentar não ser um nerd completo. 5. Falar com o pai quando ele liga. 6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí...

Dan Cereill (lê-se Surreal) teve sua vida virada de cabeça para baixo quando, de uma só vez, descobre que o pai faliu, é gay e eles perderam tudo. Muda-se para uma casa tombada e para uma escola pública onde ele tem certeza que não vai se adaptar. Pra completar, nutre uma paixão pela vizinha com a qual nunca falou mas sabe de tudo sobre a vida dela e sua mãe anda triste demais e arruinando seu negócio de bolos de casamento antes mesmo de começar. É a vida nova não será fácil para ele.
"Fico me sentindo um idiota completo, mas vou sobreviver. Passar vergonha é uma  das minhas principais tendências."
Contanto com a presença quase constante de Howard, o cão que veio junto com a casa dotado de uma grande inteligencia e instinto, Dan começa a se adaptar um tanto a força à nova vida. Arranjar um emprego não é tão ruim e Estelle não é assim tão inalcançável... Ele só precisa parar de reclamar e por os pés pelas mãos, encontrará a força que precisa para seguir adiante dentro dele mesmo.

Talvez pelo protagonista ser um menino e estar passando por uma fase, a coisa toda do amor 'impossível' e não ser muito sociável, mas ai mudando aos poucos graças as novas pessoas em sua vida, Seis Coisas Impossíveis me lembrou As Vantagens de Ser Invisível, embora Dan e Charlie seja extremamente diferentes.

Dan não está satisfeito e deixa isso bem claro, e é por conta dessa insatisfação que ele começa a botar a vida nos eixos e amadurecendo de dentro para fora. É bem bonito essa parte na verdade, nas adversidades que ele encontrou força para ser uma pessoa melhor e aprende com os próprios erros (até os admite!). Dan é um cara legal.
"Tenho que contar a ela sobre os diários - ou tudo o que estou sentindo por ela é uma mentira gigante. E não mereço estar com ela."
Com uma narrativa cômica e juvenil, Fiona segue com um livro bem leve e despretensioso. Uma temática interessante, e algumas lições de vida, além de cheio de vários tipos de listas feitas por Dan. Não é mal escrito, embora eu ache que as falas poderiam ter sido melhores desenvolvidas. Fofo é uma boa descrição e pode ser lido por todas as idades, mas eu acho que seria melhor aproveitando na primeira metade da adolescência. Talvez por isso, mesmo tendo me agradado, o livro não tenha me animado tanto.

Avaliação: