04 setembro 2013

Anjo Mecânico [As Peças Infernais] - Cassandra Clare

Título Original: Clockwork Angel The Infernal Devices
Título Brasileiro: As Peças Infernais Anjo Mecânico
Autor (a): Cassandra Clare
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Páginas: 390
Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Clare. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.


No mundo antes de Instrumentos Mortais, temos a saga das Peças Infernais, que se passa na querida Londres do século XIX, e a autora se superou ao querer fazer essa história anterior a trilogia principal, possuindo personagens, obviamente, que agem de acordo com a época, e me deixaram até com raiva por seus ideais.

Temos em Anjo Mecânico, Tessa, uma garota que teve que se mudar de Nova York para Londres após a morte de sua tia para morar com seu irmão, porém nada é fácil nessa vida, e quando ela mal acaba de chegar, já é sequestrada por duas senhoras, que a mostram seu poder, que ela nem mesmo sabia que possuía, então após eventos que seriam spoilers de mais para serem ditos, mais personagens aparecem, entre eles Will.

“- Pulvis et umbra sumus. Uma frase de Horácio. Somos pó e sombras. Adequado não acha? – disse Will. – Não é uma vida longa, a que se matando demônios; tende-se a morrer cedo e então queimam nossos corpos. Do pó ao pó, literalmente”. Pág. 81

Will da nos nervos de qualquer um, sempre irritando a todos, e fazendo coisas secretamente, e também temos Jem, imigrante da China, que possui um triste futuro a sua frente, apesar de ser um amor de pessoa, extremamente diferente de Will. Temos também Henry e Charlotte, que são casados e comando o Instituto de Londres, Jessamine uma menininha extremamente mimada que quer tudo de seu jeito, e os empregados que ajudam no local.

“- Pessoas guardam segredos, Tessa, às vezes até mesmo daqueles que amam.” Pág. 165

A leitura de Anjo Mecânico é muito diferente dos outros livros, a linguagem se torna um pouco mais culta, mas não como vemos em livro mais antigos, as falas e as personagens tem uma abordagem diferente, afinal não estamos no século XXI, e o livro é destinado para jovens, então obviamente nada muito complexo ocorre.

Por ser o primeiro livro, a história, personagens e mistérios estão sendo apresentados, o que faz o livro ser um tanto quanto parado, porém em nenhum momento eu fiquei cansada lendo, e a história não foge de seu rumo, fazendo de Anjo Mecânico outro sucesso de Cassandra Clare.

Avaliação: