04 agosto 2013

A livraria 24 horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan

Título Original: Mr. Penumbra’s – 24 hour Bookstore
Título Brasileiro: A livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Autor (a): Robin Sloan
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Páginas: 288

Sinopse: A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…


Mistérios e mistérios basicamente são isso o que encontraremos nesse livro, não que eu esteja reclamando, mas quando me deparo com isso em livros, fico inquieta e quero resolve-los o mais rápido possível. E em A livraria 24 horas de Mr. Penumbras, Clay Jannon começa a trabalhar em uma livraria e se depara com clientes e livros estranhos.

Com o tempo, Clay se torna amigo do dono da loja, Mr. Penumbra, um senhor simpático que esconde muitos segredos, e também começa a sair com uma cliente “passante” chamada Kat que trabalha no google, e possui sonhos que podem ir mais alto que a lua.

Não posso dar muitos detalhes do livro, qualquer coisa pode estragar a emoção do momento, e gostei muito disso, não é todo dia que encontramos um livro em que todo detalhe faz a diferença; apenas achei cansativo as explicações excessivas de vários processos que ocorriam no google, apesar de serem extremamente necessários ou os leitores ficariam confusos.

O livro é focado no que a livraria guarda, e o quanto as pessoas começam a ficar curiosas e querer descobrir, algumas por pura ambição e outras por simples curiosidade. Achei os personagens um pouco sem desenvolvimento, não mostrando muito suas personalidades a não ser suas metas, curiosidades e ambições.


A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um livro que você não para de ler até descobrir o motivo de toda a agitação dos personagens e também por pura curiosidade pelo mistério em si.

Avaliação: