05 maio 2013

Sua Estante

Oi gente! Hoje estou aqui com uma dica de software super legal, o BookDB. Eu o utilizo para anotar todos os livros que eu tenho, assim não fico confusa pensando ter um livro que não tinha ou sem saber de um que eu tinha (acreditem, para quem tem uns 200 livros na estante, é bem fácil se perder...). Quem encontrou o BookDB foi uma amiga minha, Amanda, que gostou e me indicou.

O programa é bem tranquilo de se usar. Cada livro possui uma ficha com algumas informações como (além do título e autor, claro) editora, ano, preço, nível de leitura entre outros. Não é necessário completar toda a ficha para que ela seja criada; eu, por exemplo, só informei título, autor e editora da obra. E se você gosta de ter as fichas em papel, tudo bem, também pode imprimi-las após finalizar.

Um ponto legal desse programa é que, além de ter um controle de quais livros você tem, pode também saber onde eles estão. É como se fosse um programa de biblioteca mesmo, só que particular, tendo um controle para quem emprestou tal livro. Pra ser honesta, eu ainda não testei essa ferramenta de leitores, então não sei dizer se funciona direitinho.

O design do programa é bem simples e sem muitos 'frufrus', mas não achei feio, é prático, contribui para seu tamanho (do programa) e está disponível em português (opa, na verdade, parcialmente em português, algumas coisas, vai entender porquê, não traduzem, mas já é uma coisa não?).

Se você se interessou, pode fazer o download neste link: BookDB. Não se preocupe, é grátis e sem tempo de expiração.