12 maio 2013

#Livro O Livro do Amanhã


Ficha Técnica
Título Original: The Book of Tomorrow
Título Brasileiro: O Livro do Amanhã
Autor(a): Cecelia Ahern
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Sinopse: Nascida no luxo, Tamara Goodwin, de 16 anos, nunca precisou olhar para o amanhã, até que a morte abrupta de seu pai deixa a ela e a sua mãe uma montanha de dívidas e as obriga a se mudarem para a casa dos tios de Tamara, em um vilarejo no interior. Solitária e entediada, a única diversão de Tamara é uma biblioteca itinerante. E ali, ela encontra um livro muito misterioso. Tamara vê inscrições com sua própria letra e datadas para o dia seguinte. Quando tudo acontece exatamente como o livro previa, ela percebe que pode ter encontrado a solução para seus problemas. No entanto, Tamara descobre que é melhor não virar algumas páginas e que, apesar de muito tentar, não pode mudar o destino.


Se você pudesse saber o que faria amanhã, seus erros e acertos, faria tudo diferente? Ora, sabendo de antemão, dificilmente deixaríamos que as coisas corressem seu curso, correto? Tentaríamos mudar os acontecimentos e até nos beneficiar tendo em mãos o conhecimento do dia seguinte.

Quando Tamara perde tudo e vai morar com seus tios estranhos do interior, além de ter que lidar com a nova vida, sua mãe não reage bem à morte do pai e tudo cai sobre a jovem de 16 anos. Presa no meio do nada, a passagem de uma biblioteca itinerante a atrai (mesmo não gostando muito de ler) e um misterioso livro acaba parando em suas mãos: um diário que lhe conta o que acontece no dia seguinte. Com a sua letra.

"Não éramos pessoas más, apenas não éramos pessoas boas. Nada oferecíamos a qualquer pessoa do mundo. Mas recebíamos um tremendo quinhão. Não merecíamos isso, contudo." 

Com uma escrita tranquila e fluente, Cecelia nos leva para conhecer o interior da Irlanda, um lugar isolado, com ruínas de castelos antigos e freiras divertidas. Um lugar com um quê mágico e encantado.

Tamara é uma das personagens mais interessantes que já li. Mimada, mesquinha, levemente arrogante e egoísta. Rica, não havia nada que ela quisesse que não tivesse. Geralmente, personagens assim são tristes, pois falta algo – como o amor e atenção dos pais. Mas os pais de Tamara a amam e não são extremamente ausentes ou qualquer coisa do tipo. Ela simplesmente é assim. Sua evolução no decorrer da leitura, consequentemente, é visível. Começa a perceber as consequências de seus atos, do que fala e como age com as pessoas. Uma mudança lenta e não radical, mas importante para ela ser uma pessoa melhor.

"O fato de que eu fora pisoteada tornou-se óbvio. O que me deixava repetidas vezes em dúvida era em qual direção  eu ia crescer agora."

O Livro do Amanhã é uma história sobre mudanças e relações familiares, com uma abordagem leve e envolvente e que me deu muita vontade de conhecer a Irlanda.

Classificação: