06 março 2013

#Livro Você Mudou A Minha Vida

Ficha Técnica
Título Original: Tu As Changé Ma Vie
Título Brasileiro: Você Mudou a Minha Vida
Autor(a): Abdel Sellou
Ano: 2012
Editora: Record
Páginas: 240
Sinopse: Abdel Sellou havia acabado de sair da prisão quando foi contratado como auxiliar de enfermagem por Philippe, um milionário que ficara tetraplégico. A partir daí surge a mais improvável das amizades, que mudará para sempre a vida de ambos. Sellou, que até agora havia permanecido reservado, conta, em Você Mudou a Minha Vida, sua surpreendente versão de sua fabulosa aventura, ao mesmo tempo uma lição de vida e uma narrativa engraçada e comovente.


Abdel Sellou é uma pessoa fechada. Quando a sua história com Phillippe Pozzo di Borgo veio a publico, ficou longe dos jornalistas e deixava que o amigo liderasse as entrevistas e auxiliasse a produção do filme Intocáveis (resenha), confiando piamente em seus depoimentos. Entretanto, após anos de silêncio e após o lançamento do filme, Abdel resolveu contar sua história e seus pensamentos.

"Pensei que, hoje, eu nunca ousaria cruzar aquele parapeito. E pensei, sobretudo, que não tenho mais razões para me esconder, nem para fugir."

Com uma narrativa extremamente sincera e beirando a debochada, Abdel narra sua trajetória desde quando passou a ser criado pelos tios, aos 4 anos, mudando-se para Paris, até seu encontro com di Borgo, que proporcionou uma mudança de dentro para fora no muçulmano difícil e rebelde. Explica como sua relação com Phillippe (o qual ele chama respeitosamente de senhor) evoluiu para uma amizade e como as limitações deste tornou-se essencial para que aprendesse e se tornasse uma pessoa melhor, com ambições e deixasse a vida de marginalidade. Phillippe abriu seus olhos.

Abdel Sellou e o Sr. Phillippe Pozzo di Borgo

Sua biografia é intensa. É palpável o respeito e amor que Abdel sente por Phillippe e muito bonita a relação e história dos dois. O filme, embora seja muito bom e emocionante, não tem como abordar tudo e o livro de Abdel é uma forma de conhecer mais intimamente os dois.

Você Mudou a Minha Vida tem uma linguagem simples e coloquial, fácil e rápido de se ler e de se encantar, contando também com um belo prefácio redigido por Phillippe Pozzo di Borgo. Vale a pena ler.

Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário