03 março 2013

#Livro Esperando Por Você

Ficha Técnica
Título Original: Waiting For You
Título Brasileiro: Esperando Por Você
Autor(a): Susane Colasanti
Ano: 2013
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Marisa decidiu que o segundo ano do ensino médio seria diferente. Seria mais legal, mais social, faria mais amigos e teria um namorado. Que, definitivamente, não seria a estranha da turma. De novo. Entretanto, o novo namorado – popular, diga-se de passagem, “apenas” o sonho de toda garota da escola – e o resgate de uma antiga amizade não irá atenuar seus problemas.

Esperando Por Você é bem escrito e tem uma boa trama, entretanto não me trouxe nada de novo – embora, admito, tenha ficado com os olhos grudados no livro. Uma menina impopular, querendo se sobressair e a vida parece lhe dar uma rasteira, e no final, tudo acaba bem. Mesmo assim, é uma história sensível e muito ‘gracinha’. Gostei da forma que Susane aborda os fatos e os pensamentos, hora confusos hora determinados, de Marisa.

"Talvez meu futuro namorado também seja assim. E talvez ele esteja em seu quarto pensando, agora mesmo, seja lá onde for, se perguntando se é a única pessoa que repare nessas coisas. E eu estou aqui. Simplesmente esperando que ele me encontre. Esperando que ele descubra que eu existo de verdade."

Um fato legal sobre o livro: Marisa tem distúrbio de ansiedade. Ela pensa demais, sério, e isso acaba criando conflitos internos sobre a vida dela e de sua relação com as pessoas. Eu meio que me identifiquei com ela por isso, não por ter distúrbio de ansiedade (que eu não tenho – acho), mas por alguns pensamentos aflitivos que ela tem. A sensibilidade do livro vem dai: ela não é uma mocinha impopular comum, do tipo “oh, como eu sou sem graça”, “ninguém me ama ninguém me quer” e blábláblá. Ela tem um quadro clinico que a leva a pensamentos negativos, e achei muito interessante a autora ter inserido isso. Deixou diferente, único, de certa forma atraente ao livro.

O tal DJ Anônimo é o grande trufo da trama: o mistério. Eu tinha uma lista mental dos prováveis personagens que se encaixariam no sincero radialista e mais ou menos no meio do livro já tinha certeza de seu nome (e acertei!). Apesar de ser uma personagem ocasional, não aparecer o tempo todo, indiretamente ele possui uma importância para a trama. Senti que a autora falava através dele e de seus conselhos para os ouvintes; falando sobre os pais e a vida escolar etc. Gostei demais dele.

"É tudo muito intenso. Intenso de uma maneira positiva. Pois tenho todas essas lembranças que nunca vou querer deixar para trás. Elas vão se tornar parte de mim, da pessoa em que eu vou me transformar quando eu for adulta."

Amizade, relação pais e filhos, vida escolar, separação da família. Estes e mais alguns assuntos são abordados no romance juvenil de Susane Colasanti. Uma história simples, bem escrita e abordada, com uma dose certa de drama equilibrada com romance. Segundo Kirkus Reviews: “É um chick-lit para garotas que pensam”.

Classificação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário