25 fevereiro 2013

Especial Oscar 2013


A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, conhecido popularmente como Oscar, aconteceu na noite de Domingo (24) em Los Angeles, uma das premiações mais esperadas do ano. A 85ª edição da premiação teve como anfitrião o diretor do filme Ted e criador do seriado Family Guy.


Concorrendo contra Philip Seymour-Hoffman ("O mestre"), Robert De Niro ("O lado bom da vida"), Tommy Lee Jones ("Lincoln") e Alan Arkin ("Argo"), Christopher Waltz levou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para casa por Django Livre. Anne Hathaway levou Atriz Coadjuvante por sua atuação como Fantine em Os Miseráveis, levando a melhor em cima de Sally Field (Lincoln), Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida), Helen Hunt (The Sessions) e Amy Adams (O Mestre).

A categoria Animação contou com os nomes Detona Raph (Disney), Frankweenie (Disney), ParaNorman (Laika), Piratas Pirados! (Sony Pictures) e, o grande ganhador, Valente (Disney). Dentre os indicados ao Curta Metragem de Animação, estavam Adam and Dog, Head over heels, Maggie Simpson in 'The Longest Daycare' e o grande e merecido ganhador: Paperman.

As Aventuras de Pi, que sairá resenha no blog em breve, levou a estatueta de Melhor Fotografia, concorrendo contra 007 – Operação Skyfall, Anna Karenina, Lincoln e Django Livre; levou também Melhor Efeito Visual contra Branca de Neve e o caçador, O hobbit: Uma jornada inesperada", Prometheus e Os Vingadores.

Anna Karerina levou Melhor Figurino em cima de Branca de Neve e o caçador, Espelho, espelho meu, Lincoln e Os miseráveis. Perdeu em Figurino, mas ganhou em Maquiagem e Cabelo, Os Miseráveis ganhou de Hitchcock e O hobbit: Uma jornada inesperada. Os Miseráveis também arrebatou Mixagem de Som de 007 – Operação Skyfall, As aventuras de Pi, Argo e Lincoln. 

Comemorando os 50 anos de James Bond, tivemos Halle Berry apresentando um vídeo de tributo aos filmes e, em seguida, Shirley Bassey interpretando Goldfilger; alguns prêmios mais tarde, Adele interpretou Skyfall, que ganhou o prêmio de Melhor Canção Original. Houve um segundo tributo, desta vez em homenagem aos musicais, com Catherina Zeta-Jones performando Chicago; Jennifer Hudson, Dreamgirls e o elenco de Les Miserables dando um show no palco.

A categoria Filme Estrangeiro, cujo o filme brasileiro O Palhaço quase chegou a lista final, foi ganha pelo filme francês Amour. Em Melhor Curta Metragem o vencedor foi Curfew, e Searching for Sugar Man levou a estatueta de Documentário em Longa-Metragem. Já Documentário em Curta-Metragem foi para Inocence.

O prêmio de Montagem  foi para Argo, que venceu de As Aventuras de Pi, A Hora Mais Escura, O Lado Bom da Vida e Lincoln. Design de Produção foi para casa nas mãos de Lincoln. As Aventuras de Pi ganhou mais um prêmio em Trilha Sonora Original.

A premiação contou também com um, raro, empate! A terceira vez, até então. Edição de Som foi para A Hora Mais Escura e também para 007 - Operação Skyfall, deixando Argo, As Aventuras de Pi e Django Livre para trás.

Argo fatura mais um prêmio, levando Roteiro Adaptado de Indomável Sonhadora, As Aventuras de Pi, Lincoln e O Lado Bom da Vida. Roteiro Original foi para Djang Livre, que venceu de Amour, Voo, A Hora Mais Escura e Moonrise Kingdom.

Os prêmios mais esperados da noite foram para Ang Lee em Direção por As Aventuras de Pi, ganhando de Michael Haneke (Amor), Benh Zeitlin (Indomável sonhadora), Steven Spielberg (Lincoln) e David O. Russell (O lado bom da vida). O prêmio de Melhor Atriz foi conquistado pela Jennifer Lawrence (surpresa!) em O Lado Bom da Vida, levando o prêmio de Naomi Watts (O impossível), Jessica Chastain (A hora mais escura), Emmanuelle Riva (Amor) e Quvenzhané Wallis (Indomável sonhadora) - a atriz mais jovem a ser indicada ao Oscar, com apenas 9 anos de idade! Jenn até bambeou na hora de subir as escadas - e fui divinamente amparada pelo Hugh Jackman. Daniel Day-Lewis levou o prêmio de Melhor Ator em Lincoln, contra Denzel Washington (Voo), Hugh Jackman (Os miseráveis), Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) e Joaquin Phoenix (O Mestre).

O grande vencedor da noite, levando prêmio de Melhor Filme foi Argo. Ele ganhou de "Indomável Sonhadora", "O Lado Bom da Vida", "A Hora Mais Escura", "Lincoln", "Os Miseráveis", "As aventuras de Pi" "Amor" e "Django livre" e levou Ben Affleck às lágrimas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário