10 novembro 2012

#Livro: Amigas Inseparáveis


 Ficha Técnica
Título Original: Shocking Pink
 Título Brasileiro: Amigas Inseparáveis
Autor(a): Erica Spindler
Ano: 1998 (edição de 2006)
Editora: Harlequin
Páginas: 572
Sinopse: Espiar o estranho casal de amantes em seu jogo sexual cruel e secreto era o passatempo de Andie, Julie e Raven, três amigas inseparáveis. Quinze anos após a morte da Sra. X e do desaparecimento do Sr. X, alguém vigia Andie. De repente, ela se dá conta de que não sabe quem são Julie e Raven e que a cumplicidade entre amigas pode ser fatal. 



No verão de 1983, Julie, Raven e Andie são grandes amigas que moram na pacata cidade de Thistledown, no estado de Missouri. Elas são ligadas por um laço forte de amizade e cumplicidade, embora sejam bem diferentes uma das outras, tanto na personalidade quanto no âmbito familiar. Uma noite, enquanto andavam pelo bairro onde moram, elas são atraídas por uma música até uma área de casas em construção e, ao olhar pela janela de uma dessas casas, se deparam com um casal em um cruel jogo sexual. Temendo pela vida da misteriosa Sra. X, as meninas passam a vigiar a casa. Mas os cuidados de inocentes garotas de 15 anos não são o suficiente: a Sra. X é morta e o Sr. X desaparece mais misterioso que nunca.

Quinze anos se passam, e um novo mistério passa a assombrar as três amigas ao receberam, cada uma, uma carta com um antigo recorte de jornal sobre o caso. Andie passa a receber estranhas ligações e ameaças sobre o passado; pra compensar, um antigo morador volta à cidade mantendo uma ligação com Andie, Raven e Julie. Seria ele o misterioso Sr. X? Qual o interesse dele com as três mulheres? Mas o mais importante: o que de fato aconteceu na noite do assassinato há 15 anos?

"Isso não pode estar acontecendo, disse a si mesma, engolindo o ar com dificuldade. Não em Thisledown. Não em sua própria vizinhança."

Escrito em terceira pessoa, abordando os pontos de vista das três amigas e do detetive Nick Raphael (que esteve na investigação da morte da Sra. X há 15 anos e volta a se envolver com as mulheres quando Andie o busca por ajuda), o livro é uma trama policial e coloca o leitor no papel de detetive conforme a trama se desenrola.

Apesar de bastantes páginas, a leitura é rápida e envolvente, além de fácil. Mas o que eu mais gostei foi da escrita da Erica. Apesar de ser em primeira pessoa, a leitura é subjetiva em muitos momentos, dando um ar de suspense e mistério durante o livro e nos fazendo investigar o caso juntamente com as personagens. É como se tivéssemos várias peças de um quebra cabeça e fossemos montando aos poucos a cada nova informação que recebemos, que pode ser reveladora ou não.

Os personagens foram muito bem elaborados, psicológica e emocionalmente falando. Muitos personagens de livros são fáceis de ler e entender, mas em Amigas Inseparáveis Erica consegue dar a eles uma veracidade, como se fossem pessoas de verdade que estamos tentando entender. Aliás, é um ponto importante na leitura, prestar atenção no comportamento das personagens ao invés de apenas ler e não absorver o que eles dizem ou pensam.

"De algum lugar da casa veio um movimento; o ranger de uma tábua do assoalho, uma respiração silenciosa e ofegante. Ela congelou e sentiu um arrepio na nuca."

Gostei bastante do clímax, que é o desenrolar final; é aquele que no momento você diz ‘Ah, não acredito!’, mas quando você para e pensa no que leu, percebe que faz sentido e que não poderia ser diferente e até se surpreende por não ter sacado antes.

Não sei com foi o trabalho de tradução, o que foi perdido do original, porém, durante a leitura percebi alguns deslizes de continuação e até mesmo umas expressões que poderiam ter sido melhores traduzidas; Não atrapalha a leitura, mas me incomodou um pouco. Outra coisa que me incomodou foi o final. Depois do clímax e dos mistérios revelados, tudo aconteceu rápido de mais e achei um pouco superficial. Sabe aquele final que acaba de repente e você procura por páginas que não existem por que foi brusco demais? Foi isso que eu achei.

No geral, é um bom livro, com ótimas cenas e bem escrito. Sou fã de romances policiais, principalmente aqueles que você não descobre tudo o que aconteceu logo nos primeiros capítulos, mas vai se surpreendendo e se enganando a cada página lida até que no final tudo faça sentido.

Classificação

Um comentário:

  1. Oi Mary, eu tenho esse livro.. Ele ta até meio feio já.
    Amigas inseparaveis é gostoso de ler. Tipo não é aquele livro super super, mas bacana sim.

    ResponderExcluir