31 outubro 2012

Gostosuras ou Travessuras?


Dia 31 de outubro é conhecido mundialmente como o Dia as Bruxas. Dia de enfeitar a casa, de abóboras, fantasias, e de sair às ruas indagando ‘gostosuras ou travessuras?’. É a data que muitos temem encontrar espíritos e muitos vão a cemitérios em busca deles. As superstições ficam a flor da pele e uma escada no meio do caminho faz mudar totalmente seu rumo. Mas, além da diversão, você conhece a origem dessa data?

Na origem pagã, o final do mês de outubro e inicio do mês de novembro os Celtas comemoravam a entrada do Inverno, e dia 31 era considerado a data que o véu entre o mundo espiritual e material se ‘afinava’ e os espíritos voltavam ao mundo material. Para impedir que suas colheitas fossem ameaçadas por espíritos ruins, vestiam-se máscaras e fantasias para assustar esses espíritos.

Antigamente, o Dia de Todos os Santos era comemorado em maio, mas com o cristianismo sendo disseminado e o paganismo suprimido, o Papa Gregório III mudou a dada do Dia de Todos os Santos para dia 1º de Novembro, que ganhou sua comemoração universal no ano de 840 pelo Papa Gregório IV. A noite anterior, dia 31 de outubro, seria noite de vigília, de preparação para a festa do dia 1º. Essa vigília era chamada de All Hallow’s Eve, em português: Véspera de Todos os Santos.

A famosa lanterna de abóbora é uma adaptação norte americana do mito irlandês do Stingy Jack. Ele teria convidado o Diabo para beber com ele, mas quando este se transformou numa moeda para que a conta fosse paga, enganando o dono do bar, Jack o prendeu num crucifixo. Para ser solto, ambos firmaram um acordo de que o Diabo deixaria Jack em paz. Entretanto, ao morrer Jack foi recusado no céu e no inferno pelo pacto que fizera com o Diabo, portanto, fadado a vagar pela terra. Com dó do homem, o Diabo lhe deu nabo com carvão para servir de lanterna.

“De fato, a celebração do Halloween remete a uma série de antigos valores da cultura bárbaro-cristã que se forma na Europa Medieval. Nessa época, várias outras festas celebravam o processo de movimentação do mundo ao destacar os opostos que configuravam o seu mundo. No jogo de oposições simbólicas, mais do que o valor de um simples embate, o homem acaba por visualizar a alternância e a transformação enquanto elementos centrais da vida.” Brasil Escola.

A data no Brasil não é muito festejada, embora seja popularmente conhecida. As manifestações da data se dão por meio de festas temáticas, escolas enfeitadas e crianças pedindo doces nas ruas, embora sejam um número bem pequeno e geralmente de cidades menores.


Informalçoes retiradas dos sites Brasil Escola e Wikipédia

Dia 31 de Outubro no Brasil

Hoje também é a data nacional do Saci Pererê, sabia? A data foi escolhida numa forma de protesto a inclusão do Halloween.

Nenhum comentário:

Postar um comentário