08 julho 2012

#Especial "Sobre ler livros"


Na terça feira de manhã fui à minha prima fazer o vídeo do blog. Ai, aproveitei e emprestei a ela o livro As Bruxas de Oxford, porque todos os livros que ela tinha ganhado (todos!) ela já havia lido. Então, na quarta, quando entrei no facebook ela me veio e disse que passaria em casa para me devolver o livro.


Para tudo.


Da hora do almoço de terça até o meio da tarde de quarta ela já leu o livro, tipo, inteiro? Fui lá perguntar e, ah, a coisa fica mais inacreditável: ela leu tudo hoje. Começou a ler às 11 da manhã e terminou umas 3:30, parando apenas para o almoço. Ou seja, em menos de um dia!


Tudo bem que mesmo eu, quando quero, consigo ler um livro rápido, mas raramente leio em um dia ou menos – a não ser quando ele é curtinho. Muitos livros me prendem tanto que eu me sinto a própria personagem, então, num momento tenso e/ou romântico me dá aquele frio na barriga e tanta ansiedade que acabo fechando o livro e indo fazer outra coisa ou apenas andar pela casa antes de retomar a leitura.



Não me levem a mal, se você lê o livro em uma semana ou em uma hora, o importante é ler, não estou dizendo que é errado ou algo assim. Só acho que o nível de aproveitamento da história não é tão boa lendo o livro em um dia como seria se lesse com mais atenção em mais tempo. Por mais concentrada que você diga estar, muita coisa é perdida.


Outra coisa, não é nenhuma competição de ‘quem lê mais rápido’, então pra que correr? Sem contar que o mesmo que vale pros estudos, vale aqui: depois de uma hora, você tem que dar uma parada para poder ‘respirar’, ou o então você começa a não armazenar as informações direito e, puf, esquece o que acabou de ler rapidinho.


Então, essa é a dica: leia o livro mais devagar e aproveite tudo o que ele fornece. Vai ver que, no final, ele ficará mais claro em sua cabeça e que a leitura foi bem mais fácil!


Fotos: Kayleigh June Photography

7 comentários:

  1. Olá, Mary!
    Concordo com o que você disse no post! Entretanto, sempre tem o livro que é impossível parar de ler, né? :)
    Tenha um maravilhoso domingo!
    Beijos!

    Biih
    http://hellostar.org

    ResponderExcluir
  2. Por mais que eu tente não consigo ler um livro lentamente, eu tenho que consumi-lo rápido pois fico ansiosa em saber todos os detalhes e como se finaliza ela.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou bem assim, leio e paro algumas vezes, pra dá aquele climax, nunca li um livro em um dia, a não ser que fosse uma releitura. Mas isso vai de pessoa pra pessoa, vai que ela consegue entra na história de uma forma que ela não consegui parar de ler e precise saber o final desesperadamente? Deve acontecer isso por aí.
    Mesmo assim compartilho da sua dica, ler com calma é bem melhor.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou uma devoradora de livros, admito. Mas não é por causa de "competição" ou algo assim, eu simplesmente não consigo parar de virar página atrás de página, devorando a história, até terminar o livro.
    Alguns eu leio mais devagar sim, dependendo da complexidade da narrativa. Alguns, nem vale a pena ler se aprofundando no enredo porque o enredo simplesmente não tem profundidade nenhuma - mesmo que esses sejam os livros que mais "prendem" a gente, principalmente os YA. E alguns, por fim, eu devoro sim, amo a história e percebo que posse ter perdido muito pelo caminho, então incluo na lista de "vou reler", assim, sem aquele desespero para saber o que vai acontecer, eu posso degustar mais as palavras, rs :D

    ResponderExcluir
  5. Sou uma devora de livros assumida, preciso ler um livro pagina por pagina até chegar no desfecho. Principalmente quando o livro me prende, viro madrugadas á dentro lendo ele, até chegar na ultima página e dormir com aquela felicidade e aquele vazio pelo livro ter acabado, rs!

    Ps: Adoro seu blog, ele é realmente maravilhoso... Seus posts são excelentes

    ResponderExcluir
  6. Mary, tenho tenho disso.
    ás vezes leio um livro em menos de uma semana, já outras vezes não. Cada pessoa tem seu tempo, tem que curtir a leitura, o livro que está lendo essas coisas.
    Tem gente que se acha o tal quando fala "leio um livro em um dia" é ridículo isso. Pra quê. Aposto que aquele que demora mais para ler aprende melhor e tira muito mais da história. ♥
    Beijinhos amada. Adorei teu post.

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu tenho As bruxas de oxford e dá pra ler sim num dia numa boa rs
    A questão comigo é que eu simplesmente devoro o livro, não por competição, pois não fico contando esses fatos para ninguém, mas simplesmente pq, quando gosto do livro, não quero largar. Quantas vezes já virei madrugadas por não aguentar parar a leitura para ir dormir... rs
    Mas é coisa pessoal, cada um lê de um jeito e claro, tem gente que precisa de tempo, que gosta de saborear a história por dias.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir