19 julho 2012

#Culinária "Cupcakes"

Finalmente abri a categoria Culinária! Era pra ter iniciado a postagem sobre culinária antes, mas com tantos livros, filmes e preguiça, acabei adiando toda vez. Mas, antes tarde do que nunca, vou abrir essa nova categoria de posts com uma delícia que já deu o que falar: Cupcakes!


Todos já o conhecem, uns comeram, outros outros não, mas a 'moda' agora é fazer. Que tal, então, uma receita fácil e rápida pra uma tarde divertida com os amigos? Eu mesma já fiz diversas vezes aqui em casa e, gente, eu aprovo a receita que saiu no Mais Você, da Ana Maria Braga na Globo. A receita é do confeiteiro Flávio Federico.


INGREDIENTES

115 g de manteiga amolecida (½ xícara)

200 g de açúcar (1 xícara das de chá + 1 colher das de sopa)

170 g de ovos (3 unidades grandes)

5 g de essência de baunilha (1 colher das de chá)

180 g de farinha de trigo (1 ½ xícaras)

50 g de cacau em pó (½ xícara)

5 g de fermento em pó (1 colher das de chá)

2 g de sal (pitada)

180 g de leite (¾ xícara das de chá)

Marshmallow:

100 g de claras (3 unidades)

200 g de açúcar (1 xícara das de chá + 1 colher das de sopa)

Cobertura de chocolate:

500 g de chocolate amargo picado e derretido

30 g de gordura de coco (ou óleo de canola) (2 colheres das de sopa)

[caption id="attachment_1056" align="aligncenter" width="470"] Cupcakes feitos pelo confeiteiro Flávio Federico[/caption]

MODO DE PREPARO

Numa batedeira, coloque a manteiga amolecida e o açúcar; bata bem até formar uma mistura homogênea (aprox. 10 minutos). Aos poucos adicione os ovos e a essência de baunilha. Acrescente farinha de trigo, cacau em pó, fermento em pó e sal e bata mais um pouco. Por último, coloque o leite e bata até incorporar na massa. Desligue a batedeira.


Numa forma de cupcake, com forminhas de papel manteiga dentro, coloque porções da massa de chocolate (feita acima) e leve para assar em forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.


Dica: Se quiser rechear o cupcake, com o ingrediente ou mistura de sua preferência, faça um corte com uma faca na diagonal no topo do bolo (com a ponta direcionada ao centro do bolo), perfurando até onde queira o recheio, e tire essa tampa. Coloque o recheio no interior do cupcake, corte a tampa retirada de modo que só fique o topo, e coloque-a de volta para tampar.


Marshmallow:


Numa panela, coloque as claras e o açúcar, e leve ao fogo baixo mexendo sempre até derreter todo o açúcar (ou atingir a temperatura de 60°C). Transfira a mistura para uma batedeira e bata bem em velocidade alta por 8 minutos ou até ficar firme e brilhante. Desligue a batedeira e utilize o marshmallow em seguida.


Cobertura:


Numa bisnaga com biqueira, coloque o marshmallow feito acima. Aplique sobre o cupcake. Deixe os cupcakes no freezer por 20 minutos, para endurecer o marshmallow.


Obs.: Se o cupcake tiver recheio, é importante que o marshmallow cubra todo seu topo para fechar a tampa, que foi feita anteriormente para colocar o recheio.


Após tirar do freezer, numa tigela coloque o chocolate amargo picado e derretido, gordura de coco (ou óleo de canola) e misture bem. Banhe os cupcakes delicadamente, mergulhando-os pelo topo e cobrindo totalmente o topo com marshmallow.




[caption id="attachment_1058" align="aligncenter" width="500"] Cupcakes de baunilha feitos aqui em casa (hoje mesmo!)[/caption]

Claro que, ao fazer em casa e não numa confeitaria, há adaptações da receita. Quem não tem a bisnaguinha pra enfeitar em cima, pode usar um saco - limpinho - ou então fazer outra cobertura. Variações criativas são válida sempre. Uma bela apresentação sempre é bem vinda, mas o mais importar é estar gostoso!


Mais fotos de cupcakes, tanto os feito hoje quanto os de outros dias, estão postadas lá na fanpage do blog no facebook (aqui).

Um comentário:

  1. Embora o lay do meu blog tenha vários dele eu nunca comi nenhum acredita? Passo n frente de uma loja que tem e fico babando de dó de come umas coisas tão fofas como ess. Parabéns por vc ter conseguido fzer, pq parece bem dificil. kkkkkkkkkkkk

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir