07 junho 2012

#Filme "Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras"


Ficha Técnica


Título Original: Sherlock Holmes - A Game of Shadows


Título Brasileiro: Sherlock Holmes -  O Jogo de Sombras


Direção: Guy Ritchie


Ano: 2012


Duração: 2h09min


Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Noomie Rapace, Jared Harris, Stephen Fry, Kelly Reilly e Rachel McAdams.


Sinopse: Sherlock Holmes está de volta, e não é para o casamento de seu melhor (único?) amigo. Quando bombardeios pela Europa chamam a atenção do detetive, ele descobre que, na verdade, os ataques servem para ocultar uma série de assassinatos suspeitos que ameaçam iniciar uma terrível guerra mundial. As coisas se complicam quando ele descobre ser um desafio às suas capacidades intelectuais, lançado pelo professor Moriarty em um grande e mortal jogo montado por ele. O que se inicia como um jogo ardiloso entre duas mentes geniais torna-se intimamente pessoal a partir do momento em que John Watson (e sua esposa) tem sua vida ameaçada. Será Sherlock Holmes capaz de prever o próximo movimento?


Trailer:







Finalmente, depois de meses agonizando de vontade de ver o filme, consigo vê-lo! Salve quem inventou as locadoras, sem elas, eu seria bem infeliz cinematograficamente falando. Há!


O filme me agradou nas mais diversas maneiras. O filme estava fadado ao sucesso, mediante o primeiro filme lançado em 2009. O elenco é ótimo. Robert com aquele jeito irônico e insensível de ser Sherlock, mas lutador, espadachim e de físico de causar inveja aos homens e suspiros às mulheres. Havia certos momentos que ele me parecia um hiperativo, não parando de falar e movendo-se de um lado ao outro inquieto. Já Law é o oposto. Watson é metódico e equilibrado, a consciência sã que tenta impor – praticamente sem sucesso – limites para as ‘loucuras’ de Holmes. Ambos têm sincronia, equilibro, e um não seria o mesmo sem o outro ao seu lado. Acho a relação deles simplesmente linda.



As cenas possuem um ritmo rápido e constante, de forma que não desprende nossa atenção nem causa desinteresse enquanto assistimos. A forma na qual foi filmado esse filme difere um pouco da do anterior. Primeiramente, há o ‘Holmesvision’, uma forma de nos mostrar o pensamento de Sherlock, o raciocínio que ele faz perante uma luta ao prever os movimento do adversário de acordo com o que ele viu ou conhece. Em seguida, a luta real acontece, fora das condições ideais de dentro da mente de Holmes, e ele deve saber como lidar com imprevisto e interferências externas. São muito legais essas cenas. Elas foram gravadas em ‘slow motion’ – algo como câmera lenta, mas com alguns efeitos diferentes, que ajudam a aumentar o clímax do momento que ocorrem. Só vendo mesmo pra ver o efeito legal.


Durante o filme há uma metáfora entre o jogo entre Sherlock e Moriarty e um jogo de Xadrez. Todos são peças de um grande jogo onde os reis são as mentes por trás de cada lado. Foi muito bem explorado isso, sem deixar muito evidente, foi bem sutil. Apenas três momentos bem apontados do filme ficaram bem explicitas essa comparação.



Os diálogos são concisos e espirituosos, com uma frase de efeito aqui e ali. Tudo o que acontece é explicado, seja quando alguém diz ou algo nos é mostrado, como algum flashback ou desenho. Não sei se era eu que estava com sono na hora ou se realmente foi meio difícil, mas demorei pra entender o que estava acontecendo no filme. Não conseguia ligar Moriarty, bombardeios, Sherlock e etc, só consegui pegar mesmo depois de um tempo do filme. Se era essa a intenção, nos deixar confusos no começo pra depois conseguirmos entender, ai já não sei.


Sherlock Holmes - O Jogo de Sombras é puramente ação e aventura. Nesse filme não houve muito espaço para romances, a não ser no casamento de Watson, uma ou outra cena com dele com a esposa e a aparição de Irene Adler logo no começo do filme – não é exatamente romântica, é mais cômica, mas vale acrescentar. Diferente do primeiro filme, onde teve até mesmo um Sherlock nu algemado à cama.



Sinopse e resenha desenvolvidas por Maria Salles.

12 comentários:

  1. Que fã "desnaturada" de Sherlock Holmes eu sou... Ainda não assisti este filme. =/ Shame on me!
    Adorei a sua crítica. O filme deve ser ótimo mesmo.
    Ainda mais com os lindos e talentosos Robert Dowley Jr. e Jude Law. *-*

    Beijocas, Mary.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não sei, mas simplesmente não consigo sentir interesse algum por Sherlock Holmes. Até tentei assistir ao primeiro filme, mas nas duas tentativas eu parei na metade rs
    Eu adoro o Robert e o Jude, mas a história não me agrada :x

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  3. Li alguns livros e contos do fantástico Doyle, autor das aventuras de Sherlock Holmes, embora nos filmes seja adotada uma postura mais casual de Holmes, ainda assim é fiel aos livros e características do personagem.
    Embora o roteiro, efeitos especiais e cenários sejam bons, acredito que a maior parte desse sucesso tão grande se deva aos atores principais que representam magistralmente as características dos personagens.
    Esse é um dos poucos filmes que no meu ego-crítico tem nota máxima em todos os quesitos.

    Abraços,
    G. Pedro
    skoobeiros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. kkk Normal, eu também só vi agora =( O filme é de janeiro =x Mas esses dois arrasam como essa dupla linda! Vale a pena ver, mesmo se não gosta de Sherlock, só por eles! kk

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Aaah que pena. rs Já viu o seriado da BBC? Muito improvável essa série vc não gostar. <3 Perfeita!*cofcof*

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, se os atores não fosse fantásticos, não importa o quão lindo seja o cenário ou o quanto bom o roteiro, eles que lideram e nos cativam de primeira!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Os dois protagonistas são vividos por atores de primeira linha, com esses dois em sintonia o sucesso já estaria garantido, mas um bom roteiro e efeitos especiais ajudam bastante.

    ResponderExcluir
  8. Também concordo com você, Cris! É a junção perfeita!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante desse filme, consegue ser até melhor que o primeiro

    ResponderExcluir
  10. Esse filme é demais, o Robert ta incrivel, finalmente ele começou a viver de verdade e agora faz filmes maravilhosos! Parabéns pela volta por cima dele! \o/

    ResponderExcluir
  11. Já vi e é muito bom.
    Sou louca por tudo que tem Sherlock Holmes, a série Sherlock é muito boa tbm, vem aí a terceira temporada e estou empolgadíssima.

    ResponderExcluir
  12. Filme é muito bom mesmo! rs

    Beijos!

    ResponderExcluir