12 junho 2012

#Especial "Dia dos Namorados"


O amor está no ar! Dia dos Namorados é o dia de passar com quem se ama, dar e receber presentes, comer muuuito chocolate – ou não – e de ver filmes e ler livros românticos. Mas aqui, no Jardim de Borboletas, é dia de relembrar os casais literários que conquistaram nossos corações.


Provavelmente, ao ler um livro, seja ele romance romântico ou não, sempre há  aquele casal que te atrai. Mesmo que, às vezes, o romance nem seja assim, evidente. Flertes aqui, brigas ali... mas nossos corações já foram arrebatados pelos dois. Outros, a trama se desenrola total e dependentemente em volta deles. São tantos casais, de tantos tipos, que só de pensar cansa! Vamos relembrar alguns?


Romeu e Julieta - O casal do clássico de mesmo nome de William Shakespeare. Precisa dizer mais? Um amor inocente e puro, impedido pela rivalidade das famílias. Não há muito o que dizer do casal que enfrentou tudo para poder ficar junto, encarando até mesmo a morte.


Catherine Earnshaw e Heathcliff - Emily Brontë não economizou drama com o casal de O Morro dos Ventos Uivantes. Desde o início o amor entre a nobre Cathy e o cigano Heath era fadado ao erro. Durante seu caminho, muita dor e tragédia. Apesar de um final trágico e triste, esse casal impossível não deve ser esquecido.



Elizabeth Bannet e Fitzwilliam Darcy - O famoso casal de Orgulho e Preconceito, escrito por Jane Austen. De todos os romances que ela escreveu, acho que esse estará para sempre em nossas memórias, não? Um amor que tinha tudo para nunca acontecer, mas uma vez superados o orgulho dele e o preconceito dela, prosperou com rapidez e felicidade. O livro também foi adaptado pra cinema, me fez chorar horrores.


Rony Weasley e Hermione Granger - Desde o começo de Harry Potter, da J.K.Rowling, esses dois viviam discutindo entre si da maneira que mais deixava a suspeitar um romance. Não foi antes de Cálice de Foto, porém, que ficou evidente o amor dos dois. Finalmente, em As Relíquias da Morte, o tão aguardado beijo ocorreu.


Rose Hathaway e Dimitri Belikov - O amor intenso e evidente entre o mentor e a aluna me agoniou por toda a série Academia de Vampiros, da Richelle Mead. A acada recuo do Dimka, dava vontade de entrar no livro, prender os dois numa sala e dizer 'now, kiss!'. Sou totalmente fã e admiradora do casal. São o yin yang perfeito, embora não seja totalmente opostos. Simplesmente me arrepio toda vez que penso nele e desejo um Dimitri Belikov na minha vida o quanto antes.


São muitos, mas muitos casais que marcam nossa vida literária. Escrever sobre cada um deles seria cansativo e ocuparia, não um, mas o blog inteiro. Cada um importante a sua maneira e de relacionamento e amor diferente uns dos outros. Todos, especiais para nós. Edward Cullen e Bella Swan (Série Crepúsculo); Jesse e Suzannah (Série A Mediadora); Kyio e Eugenie (Dark Swan); Jane e Bingley (Orgulho e Preconceito); Harry Potter e Gina Weasley (Série Harry Potter); Z e Bela e os outros casais da série Irmandade da Adaga Negra; Aragon e Arwen (Trilogia O Senhor dos Anéis); Tristão e IsoldaKhal Drogo e Daenerys Targaryen (Série Game of Thrones); etc, etc etc. Foram muitos nomes citados, muitos que faltaram e milhares outros por vir.


Tem algum casal que você goste que não foi dito aqui ou algum da lista que é especial pra você? Deixe um comentário abaixo com seus Casais Literários favoritos e aumente a lista! :D

11 comentários:

  1. No momento, o meu casal favorito e que acho que será pra sempre é Jane Eyre e Mr. Rochester. O casal é protagonista no livro Jane Eyre de Charlotte Bronte e é um daqueles romances dramaticos.

    Você não citou o Patch e a Nora, não podem faltar NUNCA!!

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A forever alone aqui, amou muito o post Mary!! São tantos casais que mexem com a gente na literatura, que fica difícil citar.. na Irmandade da Adaga Negra, além do Z e da Bella outro que mexe muito comigo é Rhage e Mary (oiii?) a história deles é linda, tocante, comovente além de ter a parte triste... Ahh e um casal que AMO também é Margaret Hale e John Thornton de North and South (Elizabeth Gaskell, preciso ler esse livro ç.ç) que ganhou uma minissérie da BBC de Londres! Supeeeeer indico :) História encantadora, que te deixa com vontade de pegar as cabecinhas da Margaret e do John se aproximarem no melhor estilo "now, kiss".

    Amei o post Mary! Bjs ~le fim do testamento kkk

    ResponderExcluir
  3. Nossa ficou muito legal o posto do dia dos namorados...mas acho que faltou um casal famoso do cinema Jack e Rose do titanic e eu adoro os casais da série Bones, true blood, diarios do vampiro e outros.

    ResponderExcluir
  4. Aaah Mary adorei *---*
    São esse casais e suas histórias que movem a nossa fantasia e nos faz querer ter alguém para amar :@
    Nem preciso falar que berrava toda vez que rolava algo com a Rose e o Dimka! E falando em casal preferido IAN esqueci do Rei Cego (Wrath) e sua Rainha (Beth)!

    ResponderExcluir
  5. Muito linda a materia! Parabéns! =)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!Amo Peeta e Katniss que você não mencionou alem Jack e Rose.
    Continue com seus ótimos posts!!

    ResponderExcluir
  7. Casais demais, nunca me lembro de todos! hahaha mas você citou, então está valendo! Ainda não li Jane Eyre, mas acho que todos casais das Bronte e da Austen são casais top! haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Pois é, Bi! Nós, forever alones, nos abraçamos ao travesseiro e sonhamos com casais literários. rs Opa, preciso ver e ler esse North and South então!! *-*
    Brigada, amiga! :D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Só citei casais literários flor. rs E, realmente, Rose e Jack é bem clássico! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Juu! Esses casais nem devem ser 1/3 do todo, não!? haha Romitri, nosso casal 4ever!

    Beijocas!

    ResponderExcluir