28 maio 2012

#Livro "As Brumas de Avalon"


Ficha Técnica


Título Original: The Mists Of Avalon


Título Brasileiro: As Brumas de Avalon


Autor(a): Marion Zimmer Bradley


Ano: 1979


Editora: Imago


Sinopse: Avalon tomou providências para que Arthur Pendragon nascesse da mesma forma que o pôs no trono. Ele foi ensinado a ser justo e respeitar seu povo e as religiões de sua terra, seria o veículo de unificação das Bretanha e dar paz àquelas terras. Mas sua esposa, extremamente cristã, não aceita nada que a própria Igreja não aceite, entrando em conflito com a promessa de Arthut a Avalon e, sobretudo, com Morgana, a irmã de seu marido e sacerdotisa da terra mágica. O jogo de poder entre as mulheres de Arthur se deu inicio. Romances, intrigas, mentiras, mortes e traições formam o caminho. Avalon sucumbirá às brumas?


Lancelote, Guinevere, Merlin, Arthur e Morgana. Pelo menos um desses nomes você conhece.  A história de Rei Arthur e a távola redonda é cheia de mistérios e seu mito já foi adaptado diversas vezes, em filmes, seriado, livros e ate mesmo HQ’s. Uma de suas adaptações é a série As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley.


Skoob


Dividida em quatro livros (A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo Rei e O Prisioneiro da Árvore), As Brumas de Avalon conta a história desde antes do nascimento de Arthur, passando por sua luta para unificar a Bretanha até o afastamento de Avalon. Diferentemente das outras histórias, a série não foca nas batalhas contra os saxões e sim na Corte de Camelot e suas personagens femininas, que lutam pelo poder, política e religião, tendo como personagem principal Morgana.



Marion escreve com maestria, de uma maneira que chegamos a indagar se é real ou não sua escrita. Os personagens são profundos e muito bem caracterizados e humanizados. Houve momentos durante minha leitura em que eu fui obrigada a parar, fechar o livro e respirar fundo, porque parecia que estava presente na cena de uma maneira tão intensa que me desnorteou.



Avalon estava atrás de mim, e ela havia renunciado. A ilha era bela ao sol nascente, mas não me voltei para um último olhar para o Tor ou as pedras em círculo. - A Senhora da Magia, pág 247

Os livros são escritos em terceira pessoa a maior parte do livro, tirando algumas passagens que Morgana expressa acontecimentos e pensamentos. A leitura é fácil, não são livros grossos nem cansativos. A tradução foi muito bem feita e não vi nenhum erro de grafia ou digitação. Além de ser uma ótima leitura e distração, podemos aprender um pouco dos costumes da Idade Média.


Resenha e sinopse desenvolvidas por Maria Salles.

3 comentários:

  1. [...] Série: As Brumas de Avalon  (Marion Zimmer – Imago) Lida Resenha [...]

    ResponderExcluir
  2. Comprei essa coleção em uma ótima promoção no submarino, mas ainda não li. AMO a estória do Rei Arthur e mais ainda o fato dos livros serem pela visão da mulher e isso é uma caracteristica da autora. Tenho o livro O Incêndio de Tróia e ele é pela visão da Cassandra, também ainda não li, mas esta na minha meta deste ano.

    Bjus, @dnisin
    http://diamanteliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Leia, você vai adorar! A série é beeeeem feminista, ainda mais pela época e tal, que a Marion escreveu, mas é suuuper legal!

    Beijocas!

    ResponderExcluir